Espaço Saúde

É possível viver com um rim só?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 20-04-2022 00:05 | 1101
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

E a resposta é que SIM!

Existem na verdade duas situações que abrangem esse fato. Pode acontecer tanto de nascer com um rim só ou por alguma razão ao longo da vida ter que retirar um. A retirada de um rim pode ser por complicações como infecções, obstrução grave, câncer, ou até mesmo pra fazer uma boa ação, para doação de rim a outra pessoa.

E há ainda pessoas que descobrem ao acaso que tem um rim só, ao longo da vida. Hoje em dia graças aos avanços tecnológicos conseguimos fazer estudo adequado do bebê ainda dentro do útero e avaliar a formação de todo sistema urinário mesmo dentro da barriga da mãe, assim o diagnóstico é mais rápido e o seguimento desde o início da vida.

Mas e aí.. vida normal..?

Vida Normal, mas com alguns cuidados.

Por esse rim trabalhar sozinho, ele vai acabar sobrecarregado, na maioria das vezes, para se adaptar, ele até aumenta de tamanho..

E então acontece o que chamamos de hiperfiltração glomerular. Que é quando ele filtra mais! Como um carro que está forçando o motor. E como consequência aparecem algumas alterações provenientes desse fenômeno. Pode-se desenvolver hipertensão arterial, perda de proteína na urina e diminuição da função renal. Sendo que tanto a hipertensão arterial, quanto perda de proteínas são sinais de que esse rim não vai bem.

Mas que fique claro que isso tudo PODE acontecer, não que VAI acontecer com todo mundo que tem um rim só.

Mas que fique claro que isso tudo PODE acontecer, não que VAI acontecer com todo mundo que tem um rim só.

Agora o ponto importante! Como evito isso?

Acompanhamento! O rim não dá sinais claros de que não vai bem, então precisamos ficar de olho.

Consulta e exames anual! Exames de sangue, urina e ultrassom. Para acompanhar como vai esse rim.

ÁGUA! O rim é uma bomba de água então sem água ele "queima". Melhor "remédio" para o rim sempre vai ser a água.

Ah estou com uma dorzi-nha pra urinar não é nada não... nada disso! Qualquer alteração de odor, sensação de dor ao urinar, aumento da frequência urinária, dor abdominal procure seu médico, faça um exame de urina, precisa sempre descartar ou caso tenha TRATAR infecção de urina. Porque o objetivo é você não sobrecarregar esse rinzinho.

Posso tomar qualquer remédio? Não! Anti-inflamatórios, de preferência nenhum, eles induzem uma descama-ção nos túbulos renais, desinflamam o que quer que precise no nosso corpo e inflamam o rim, então nada de anti-inflamatórios! Sempre informem seu médico, dentista, que não pode tomar!

Alguns antibióticos também sobrecarregam o rim e devem ser evitados, então lembre sempre de falar ao prescritor, quem for lhe passar medicação que não pode usar qualquer coisa. A mesma coisa vale para os exames que usam contraste. O ideal também é evitar. Ou então avaliar riscos e benefícios, quando o ganho se torna maior que o risco em piorar função renal acaba optando por fazer.

E comida, bebida pode tudo..?

Varia, vai depender do quanto esse rim funciona. De maneira geral evitar o excesso de sal, refrigerantes e uma fruta muito perigosa pra quem tem problemas de rins é a carambola! Não pode nem fruta, nem suco, gelatina.. Ah mas é em pó, só essencial, perfume, desenho nada! Sem carambola pra quem tem problema de rim!

Então é isso. Lembre-se que tem como viver uma vida normal com um rim só, tanto que podemos doá-lo e continuar bem, ou até mesmo adultos que descobrem ter um rim só com exame casual sem nunca ter percebido diferença alguma, só precisa um pouquinho mais de cuidado e atenção para evitar de sobrecarregar esse rim que está trabalhando sozinho a nosso favor.

Se cuidem, bebam água e fiquem atentos.

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:
@draleticianefro
(Instagram)
Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
(Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais

Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084