AUTISMO

Unimed São Sebastião do Paraíso promove campanha de conscientização do autismo

Por: Redação | Categoria: Saúde | 24-04-2022 08:54 | 873
Foto: Reprodução

As atividades realizadas pela equipe do Programa UniTEA aconteceram no decorrer do mês de abril em alusão à campanha Abril Azul, Mês da Conscientização do Autismo e compreenderam duas ações educativas na Praça da Matriz, sendo a primeira realizada no dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a segunda, no dia 09 de abril como parte do projeto Praça Viva.

Além destas ações, a cooperativa também promoveu uma palestra aberta a toda à população, na noite do dia 11 de abril no auditório do Complexo Administrativo Unimed São Sebastião do Paraíso. Para aprimoramento da experiência prática, a Unimed realizou ainda oficinas voltadas aos pais de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. As oficinas foram ministradas nas dependências do Espaço Viver Bem, nos dias 07 e 08 de abril.

Conteúdo digital:
Com o intuito de tornar mais acessíveis as informações, a Unimed São Sebastião do Paraíso publicou em suas redes sociais uma série de 3 vídeos sobre o tema, gravados com as profissionais da equipe do Programa UniTEA. O Programa UniTEA é desenvolvido pela cooperativa e oferecido sem custo adicional aos seus clientes desde 2021. 

Confira abaixo o conteúdo dos vídeos publicados:

VÍDEO 1

Abril Azul: mês da conscientização do autismo

O vídeo apresentado pela psicóloga Tatiane Vara Soares apresenta a campanha Abril Azul e alerta sobre a importância da conscientização do autismo, bem como da necessidade do diagnóstico e intervenção precoces para a melhora da qualidade de vida do indivíduo e seu grupo familiar.

VÍDEO 2

O que é o Transtorno do Espectro Autista

No segundo vídeo da série, a fonoaudióloga do Programa UniTEA, Karla Patrícia Longuinhos, fala sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista e como ele se manifesta nas mais diferentes formas. A profissional também alerta sobre os sinais de atenção em relação ao comportamento e da importância do acompanhamento terapêutico contínuo do paciente.

VÍDEO 3

Transtorno do Espectro Autista: acompanhamento pós diagnóstico e acolhimento familiar.

No último vídeo da série, a terapeuta ocupacional do Programa UniTEA, Priscila Botteon, fala sobre como é feito o acompanhamento terapêutico multidisciplinar do paciente diagnosticado com o TEA e sobre o diferencial da abordagem individualizada para o contexto do indivíduo.

Além do acompanhamento do paciente, o acolhimento e preparo dos pais é de suma importância para a obtenção de progressos consistentes no desenvolvimento da criança. Por isso, o vídeo traz ainda depoimentos de pais de duas crianças atendidas pelo programa.

Os vídeos da campanha Abril Azul estão disponíveis nas redes sociais da Unimed São Sebastião do Paraíso:

YouTube: Unimed São Sebastião do Paraíso

Facebook: @unimedssp

Instagram: unimedssp

MAIS INFORMAÇÕES:
Programa UniTEA
Espaço Viver Bem Unimed: Rua Dr. Noraldino Lima, 35 - Vila Dalva Fone: (35) 3531-3383.