SAÚDE

Paraíso faz Conferência no Município para debater “Saúde Mental”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 27-04-2022 15:39 | 782
Evento realizado no Teatro Municipal debateu políticas para o setor da saúde mental em Paraíso
Evento realizado no Teatro Municipal debateu políticas para o setor da saúde mental em Paraíso Foto: Bryan Felipe

DA REDAÇÃO

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Rede Municipal de Atenção Psicossocial, promoveu nesta terça-feira, 26, no Teatro Municipal “Sebastião Furlan”, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento trouxe como tema “a política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A conferência contou com a participação de profissionais da saúde, autoridades e representantes de segmentos da comunidade. A coordenadora da Atenção Psicossocial, Gabriela Zanin, abriu o evento destacando a importância do debate, principalmente sobre a luta antimanicomial. O evento também teve a participação da superintendência regional de Saúde, Katia Rita Gonçalves, que pontuou a união de esforços para a promoção de políticas públicas voltadas para Saúde Mental.

A diretora de Saúde, Adriana Rogeri, destacou a participação de representantes de segmentos a população no evento. O vereador Vinício Scarano, representando a Câmara Municipal, também ressaltou a importância do sistema de atendimento psicossocial e do debate para a expansão da rede no Município para atendimento àqueles que precisam.

O prefeito Marcelo Morais falou sobre a importância do tema e receptividade do público para a Conferência. Destacou a diferença de pensamentos sobre a pauta, necessária para o debate na busca da solução de problemas envolvendo o atendimento desses pacientes.  Citou ações da prefeitura, principalmente na área da Saúde, avaliando como positivo os trabalhos já realizados, mas ressaltando que ainda tem muito a ser feito.

Morais destacou também a necessidade de investimentos para a Atenção Psicossocial, como um centro de convivência e um CAPs 3. Falou sobre propostas para a execução de ações que possam atender o cidadão naquilo que ele precisa. “Esse é o momento de vocês debaterem ideias para o levantamento de propostas para que nós possamos executar e atender o cidadão. Façam as propostas que o recurso nós iremos atrás”, destacou.