SAÚDE

Palestra com Kenya Diehl apresenta enfoque diferenciado sobre o autismo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 01-05-2022 08:11 | 1148
Mãe e filho autistas superam desafios  do Transtorno do Espectro do Autismo
Mãe e filho autistas superam desafios do Transtorno do Espectro do Autismo Foto: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de apresentar um enfoque e olhar diferenciado sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), o Centro Florescer e o Instituto Inclua estão promovendo em conjunto, palestra com a escritora Kenya Diehl. Além de ser autista, a escritora é mãe de um filho que também possui a mesma condição, caracterizada pelo déficit na comunicação social e comportamental.

“Encontramos Kenya que tem estas características e perfil em condições de passar uma visão diferenciada, onde reforçamos que é possível se ter uma vida boa e feliz”, descreve a fonoaudióloga Rosângela Canoas, uma das diretoras do Centro Florescer. A palestra será na próxima sexta-feira (6/5), às 19 horas, no auditório da Libertas  Faculdade Integradas.

O evento é parte do momento de reflexão ocorrido durante o mês, que teve em 2 de abril o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A iniciativa surgiu da grande preocupação diante da incidência de casos, de colocar para as famílias a possibilidade de que as pessoas com este tipo de diagnóstico podem ter uma vida funcional e uma vida produtiva.

“Queríamos trazer alguém com este mesmo tipo de diagnóstico e que tenha uma vida normal. Isto é possível desde que se tenha um acompanhamento adequado”, observa Rosângela.

Ela ressalta a importância de divulgar este tipo de ação podendo levar esperança para as famílias e conscientizar as pessoas de que o autismo é uma condição a ser conhecida e aceita. “A partir do momento que se conhece, conseguimos incorporar, adaptar, ajustar de uma forma mais justa, inclusiva e feliz”, enfatiza.

Conforme a terapeuta ocupacional Valéria França, que também é uma das sócias do Centro Florescer, a proposta de promover a palestra tem como um dos focos principais trazer alguém que possa apresentar uma visão diferenciada da forma clássica de tratar o autismo. “Dentro do nosso meio é comum falar da parte técnica. Aborda-se sobre o diagnóstico, intervenção, medicação, orientação dos pais e é sempre assim”, descreve Valéria. Da parceria com o Caio Toledo, presidente do Instituto Inclua chegou-se até a identificação da escritora Kenya Diehl, com o perfil desejado para falar ao público paraisense.

“Procurávamos uma pessoa que pudesse vir a Minas e que tivesse esta disponibilidade, o know how, e encontramos a Kenya. Ela tem o diagnóstico de autismo, é casada, tem um filho autista e trabalha com o Marcos Mion. Ela tem propriedade em vir falar para a gente aqui de Paraíso como é viver com o diagnóstico do TEA”, cita Valéria.

A escritora que tem esta identidade, trabalha a causa em palestras e eventos pelo Brasil. “Conseguimos fechar a parceria com ela, o Centro Florescer e o Instituto Inclua e a Kenia estará aqui com a gente”, acrescenta, ao reforçar que o intuito é transmitir uma visão de vida direto com as mães.

Rosângela e Valeria ressaltam que o objetivo é mostrar para o público que mesmo uma pessoa tendo o diagnóstico do autismo é possível ter uma vida saudável e normal. “Não é o fim, sua vida não acaba ali. Pelo contrário, havendo as intervenções sabemos que é possível superar”, diz a terapeuta.

Ela complementa que no Centro Florescer  são atendidas desde crianças com um ano e meio a adolescentes com autismo. “Eles estão bem, estudando, produzindo e levam uma vida normal, o TEA não é impedimento, não atrapalha para que tenham uma vida com qualidade”, relata.

Como em abril é o mês da conscientização sobre o autismo tornou-se evidente a necessidade de se promover uma ação mais forte junto a comunidade local. Assim o Centro Florescer pretende atender e estar mais próximo de seu público que vai desde crianças, adolescente e idosos com transtorno de desenvolvimento.

“O nosso carro-chefe são as pessoas com o TEA, é o nosso maior público”, completa Valéria. O Centro possui até mesmo com uma escola de apoio onde é usada metodologia específica, com uso do ‘Método das Boquinhas’ para atender seu público alvo.

Rosângela Canoas afirma o Centro Florescer é a realização de um sonho que está sendo materializado. “Trabalhamos juntas por 17 anos, depois nos separamos e agora há um ano estamos novamente juntas na clínica com uma equipe multiprofissional que atende a este público”, comenta. O objetivo segundo ela é fazer o diagnóstico, atendimento e acolhimento das famílias em um trabalho conjunto com a comunidade.

A palestra foi viabilizada graças ao apoio de órgãos parceiros da cidade como a Câmara Municipal, 41ª Subseção da OAB, Libertas Faculdades Integradas, Drogaria Ultra Popular, Restaurante 2R e a Santa Casa. Patrocinam a iniciativa as empresas: São José Armazéns Gerais e Exportação de Café Ltda, Laticínios Aviação, Consórcio Recon, Ótica Imperatriz, Centro de Bem Estar Capelli e Lucarinne By Marina Kater.

Também apoiam o evento o Colégio Galileu, Supermercado São Marcos, Mariah Trufas, Anésia Studio de Beleza, Consultório de Odontologia e Psicologia, Le Vero Italiano, Larulp Lifewear, Casa dos Óculos, Lesbijoux Boutique e Loja Maçônica Honra, Justiça e Dignidade.

Para participar da palestra “Autismo Ao Longo da Vida, buscando sair do clássico “Autismo Diagnóstico e Tratamento”, é preciso fazer inscrição prévia através do link https://bit.ly/3EE4i93. Serão observados os protocolos de segurança e prevenção ao covid-19.