Espaço Saúde

E porque deveria ir ao médico nutrólogo?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 05-05-2022 11:27 | 930
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

A cada vez buscamos mais o  nosso bem estar. Saúde física, mental e ir muito além do que manter um corpo ideal. Mas mente e corpo são.

Pós toda essa pandemia descobrimos a importância de vitaminas e minerais. Das suplementações para manter o equilíbrio do nosso corpo.

Melhorar nossa performance no trabalho, em casa, no dia a dia, para as atividades. Melhora da disposição, melhora da pele, unhas, cabelo, tonicidade muscular, controle de peso.

A nutrologia estuda a ação dos nutrientes no nosso corpo. Seja em forma de alimento, adequando proporções, quantidades e qualidade. Seja na forma de suplementações por meio de comprimidos, cápsulas, gotas, soluções oro dispersíveis ou até mesmo injetáveis seja da forma venosa, intramuscular ou até mesmo intradérmica.  

Cada uma das vitaminas e minerais  tem papéis magníficos que sequer imaginamos. Inúmeros são os exemplos.  Sabia que o equilíbrio da microbiota intestinal pode alterar até mesmo nosso humor? Um intestino equilibrado favorece até o controle de doença de cunho psicológico, depressão, ansiedade, pânico.

A deficiência de magnésio pode alterar memória, cogni-ção, favorece a prevalência de dores articulares e altera até mesmo o sono.

A vitamina D vai muito além do que só ajudar na composição do osso, ajuda no controle doenças auto imunes, ajuda na homeostase do nosso corpo, reduz risco cardiovascular e até controle do peso.

Há outras inúmeras substâncias que são importantes cofatores para manter nosso corpo equilibrado evitando o estado de inflamação causado pelo estresse, envelhecimento e até mesmo alimentos que podem nos inflamar, causando inchaço, distensão abdominal ou até mesmo dores de cabeça. São elas Co enzima Q 10 , NADH, PQQ, Omega 3. Podem parecer sopa de letrinha mas combinadas de maneira adequada equilibram, harmonizam e recuperam nosso organismo.

Muitas vezes o ganho de peso excessivo está relacionado a um estado de inflamação, e além de mudança de estilo de vida com atividade física e alimentar podemos fazer uso de substâncias que ajudam a combater toda essa inflamação e assim recuperando a homeostase do nosso corpo.

E também com o envelhecimento perdemos nutrientes, deixamos de absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos. O corpo muda, o metabolismo muda, as necessidades também. E podemos ajustar as ofertas e resultados delas.

Ou ainda àqueles que desejam melhorar performance física com ganho de massa muscular. A qualidade e quantidade dos nutrientes é essencial. Além dos tipos de substratos para alcança-los.

E um cuidado especial deve ser tomado para os tipos, doses e tempo de uso de qualquer substância. Não se esqueçam que a diferença do veneno e o remédio é a dose.

Portanto sempre, principalmente em se tratando de uma suplementação ela deve ser guiado por exames para que seja individualizado o melhor tratamento para você.

Essas são algumas das denominações de um médico nutrólogo.

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)

Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José  Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso- Minas Gerais

Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084