ESPAÇO SAÚDE

A importância da prevenção no âmbito da saúde mental

Por: Redação | Categoria: Saúde | 11-05-2022 04:00 | 1231
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra - Foto: Arquivo

A percepção da importância da qualidade de vida e do bem estar mental vem aumentando em nossa sociedade, em especial nos últimos anos.

Previamente, a grande maioria das pessoas buscava cuidar da saúde mental somente após o desenvolvimento de sintomas graves e impeditivos de seus transtornos, como por exemplo um quadro psicótico, um episódio maníaco, uma depressão grave, após tentativa de suicídio ou na ruína social e familiar devido ao uso de substâncias como álcool e drogas.

A busca pelo consultório de psiquiatria era um tabu, um motivo de vergonha e frequentemente visto por terceiros como loucura, pejorativamente usado para ofender alguém - “Esta pessoa está precisando de ir no psiquiatra pois não está normal, está doida”.

Desnecessário dizer que a saúde mental é de suma importância para todos, visto que assim como adoecem os órgãos, adoece também a mente daqueles acometidos, os impedindo de viver uma vida plena enquanto não tratados da forma correta.

A saúde física (se podemos chamar assim as doenças dos órgãos do corpo humano) tem seu maior valor caso a mente do indivíduo não esteja doente, pois a vontade de realizar algo leva primariamente à mobilização da estrutura mental, da força de vontade e do pensamento, que ficam prejudicados quando existe patologia mental negligenciada ou não diagnosticada.

Ao longo dos anos houve uma evolução importante no sentido de valorização do próprio bem estar mental, potencializada pela popularização de métodos como terapias, medicações e o mais importante, pela diminuição do preconceito em relação ao “Ir ao Psiquiatra”. Estes métodos trazem alívio e ajudam a evitar casos graves, estabilizando ou em muitos casos curando o indivíduo.

No papel parece muito simples, e não faltam orientações dos chamados “Gurus da Internet” para transformar a vida do indivíduo em 24 horas.

Porém a nossa psique é extremamente complexa e por isso o indivíduo precisa de ajuda profissional especializada para navegar em sua própria mente de forma segura e terapêutica, o que exige uma avaliação individualizada e um plano terapêutico singular para cada pessoa, priorizando aliviar o que esteja incomodando e visando, em alguns casos, evitar novas recaídas ou retrocessos em seu tratamento.

Desnecessário dizer que a prevenção é buscar o profissional antes ou no início dos sintomas.

A mudança duradoura e saudável leva tempo, o que contrasta com o mundo globalizado no qual o imediatismo é a ordem do dia, tornando ainda mais necessário buscar a ajuda profissional para que as angústias sobre o tratamento sejam sanadas e o acometido possa se sentir seguro enquanto se trata.

A pessoa pode procurar o Psiquiatra quando está bem, prezando aliviar as angústias e tensões de sua rotina antes mesmo de ter prejuízos em sua vida familiar, laboral ou social em consequência do agravamento de estados mentais não tratados ou negligenciados.

Se você se sente irritado com facilidade, desmotivado, ansioso, com problemas para iniciar ou manter o sono, com pouca paciência, alteração de apetite, sentindo-se vazio, incapaz ou com choro fácil, procure ajuda especializada antes que estes sintomas piorem e prejudiquem a sua qualidade de vida ou atrapalhe sua rotina.

Se cuide e até a próxima aqui na coluna Espaço Saúde.

Siga:@drluizgustavoguedes no Instagram para mais dicas e orientações sobre psiquiatria e saúde mental.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446