AGRONEGÓCIOS ESPECIAL COLHEITA

4º Concurso de Café de Qualidade “Paraíso dos Cafés Finos”

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Agricultura | 17-05-2022 10:14 | 621
Foto: Nelson Duarte

Preparativos estão em andamento para a realização do 4.º Concurso de Café de Qualidade “Paraíso dos Cafés Finos” que acontecerá em outubro, em data a ser confirmada em São Sebastião do Paraíso. A comissão organizadora tem tratado sobre data e local do e vento, premiação e proposto algumas atualizações no regulamento.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Renan Jorge Preto, diferente dos dois últimos anos, a etapa de prova das amostras será feita em São Sebastião do Paraíso por membros da Comissão Técnica do concurso, já que o controle da pandemia que assolou o país, permite realizar com segurança a degustação e classificação dos cafés.

Nos últimos dois anos as provas foram realizadas pela EMATER-MG, em sua unidade em Machado, juntamente com amostras do concurso de qualidade estadual.

Conforme explica o secretário a intenção e realizar o evento em local que permita presença de maior número de pessoas, e conforme ficou definido com o aval do prefeito Marcelo de Morais, será na Casa da Cultura (antiga Estação da Fepasa) e espaço em seu entorno.

Uma das novidades conforme explica Renan, é que se pretende estender o evento por um maior número de dias de forma valorizar produtores em especial os participantes do concurso, bem como os apoiadores. A intenção é ocupar a área em anexo à Casa da Cultura com estandes dos patrocinadores.

Outra inovação é o processo de provar as amostras de café por parte dos classificadores que estarão em sala preparada para esta finalidade poderá ser acompanhada ao vivo pelo público presente.

Renan explica que a Casa da Cultura além de amplo espaço, historicamente tem ligações estreitas com a cafeicultura no município paraisense e da região, pois no passado foi local de embarque e de lá saíram muitos vagões ferroviários carregados com o “ouro verde” para outros locais, inclusive para portos para exportação.

O Concurso de Café de Qualidade “Paraíso dos Cafés Finos” é uma vitrine para que cafeicultores tornem seus produtos conhecidos e mais valorizados. Os que tiverem seus cafés colocados do primeiro ao vigésimo lugar terão direito ao uso de selo atestando a qualidade.

Como forma de destacar a importância social e econômica da cafeicultura, a Secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura cogita a exposição de mural com fotos retratando momentos históricos relacionados ao setor ao longo dos 200 anos do município paraisense. “É uma forma de através do 4.º Concurso de Café de Qualidade “Paraíso dos Cafés Finos”, a Prefeitura homenagear produtores e todo o segmento da cafeicultura pelo bicentenário de Paraíso”, afirma o secretário Renan Jorge Preto.