AGRONEGÓCIOS ESPECIAL COLHEITA

Magrão Agro completa 30 anos no comércio e manutenção de máquinas e equipamentos

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 17-05-2022 10:37 | 2936
Foto: Nelson Duarte

Tudo começou com uma pequena loja na rua José Osias de Silos, próximo à esquina com a Praça da Abadia. Há dez anos estabelecido na avenida Oliveira Rezende, 991, Magrão Agro completa 30 anos de atividades, sendo referência em incontáveis produtos, e que tem seu carro-chefe o comércio e manutenção de máquinas e equipamentos para o agronegócio.

Marcelo José Oliveira Silos, o Magrão, construiu juntamente com sua esposa Ana Lúcia Freita Silos a conceituada empresa que se tornou referência regional. Recentemente, em abril, receberam a visita do diretor-presidente, do diretor no Brasil, e funcionários da empresa Husqvarna, que tem sua sede na Suécia, e faz parte de um dos grupos industriais mais antigos do mundo. A visita incluiu a ida a um sítio, para verem na prática, máquinas e equipamentos produzidos pela Husqvarna sendo utilizados na colheita de café.

Magrão Agro tem a linha completa de máquinas e implementos para a apanha. Marcelo Sillos lembra que a procura para revisões e manutenções em derriçadeiras, sopradores, roçadeiras e outros equipamentos se intensifica nesse período. Alerta para que não deixem “para a última hora”, pois mesmo com a boa estrutura de seu setor de assistência técnica, que conta com profissionais capacitados, o ideal é que sejam levados com antecedência.

Magrão Agro completa trinta anos de atividades. Crescimento gradativo e constante. Marcelo Sillos é paraisense. Aos dois anos seus pais mudaram-se para a capital paulista. Quando estava com dez anos, retornaram para a terra natal. Começou trabalhar cedo, primeiramente no Mundo da Criança, com seu tio Carlos, depois na Zanin. Em seguida trabalhou na empresa de seu pai Raul Silos, em Passos comercializando tratores e implementos.

Em 1992, com experiência no ramo, iniciou seu próprio negócio num modesto cômodo na rua José Osias de Silos. Tempos depois, Magrão Peças e Acessórios foi para a rua Dr. Placidino Brigagão, a princípio próximo à rua Alferes Patrício, depois onde havia anteriormente o Posto São José.

“Nosso ramo principal é o de agromáquinas, mas naquela época a venda de bicicletas estava em ascensão. Surgiram as de marchas, e as vendas explodiram, vendemos muitas bicicletas”, salienta.

Depois de 17 anos na rua Dr. Placidino, a empresa foi para suas amplas instalações na avenida Oliveira Rezende, onde diversificou e ampliou a linha de produtos disp-nibilizados, além da prestação de serviço de assistência técnica nos dois segmentos, ou seja, bikes e máquinas agrícolas de pequeno porte.

“Procurei diversificar muito, ter todo o tipo de mercadoria de modo atender as necessidades em nossa área de atuação. Procurava ter tudo quanto era procurado”, diz Magrão, ao lembrar que o crescimento aconteceu “com muita luta, dedicação, sempre procurando estar atualizado”.

“Aprendi muito com ele, principalmente por sua disposição e alegria como trabalha”, diz Ana Lúcia que é sócia de Marcelo. Ela ressalta também que Fabrício, seu cunhado, está na empresa desde o início, e seus sogros, Raul e Maria Zélia sempre estão presentes e sua cunhada Juliana, de igual maneira trabalhou lá por alguns anos. “A família é extremamente unida, sempre nos apoiou”, enfatiza.

E a empresa continua se fortalecendo no âmbito familiar. Segundo Magrão, seus filhos Raul, fisioterapeuta, e Marcela, gastrônoma, se interessaram e foram somar esforços, e “estão ajudando bem para a expansão dos negócios”.

Representante em Paraíso e para a região de empresas como Husqvarna, Honda, Jacto, Makita, Burdden, Schulz, entre outras líderes de mercado, Magrão Agro comercializa equipamentos que vão do plantio à colheita, principalmente de café, em suas versões tradicionais ou em nas novas linhas de motosserras, roçadeiras, cortadores de grama, grande diversidade de produtos à bateria.

Diretor-presidente da Husqvarna e funcionários vindos da Suécia, e diretor da empresa no Brasil, visitaram a Magrão Agro