As previsões do tempo estão aumentando cada vez mais as chances de um novo episódio de geadas em áreas extensas de café, assim como foi no ano passado. De acordo com o agrometeorologista da Clima-tempo, Celso Oliveira, a tendência é de chuva e frio intensos.
Apesar de um centro de alta pressão fraco, a corrente de jato em uma direção favorável ao declínio da temperatura e a presença de um ciclone extra-tropical em alto mar empurram a onda de frio sobre o centro e sul do Brasil, explica o especialista.
“Com temperaturas perto ou até atingindo 0ºC, a chance de geadas aumenta em áreas produtoras do Paraná, além das baixadas, áreas de borda, em pés de café mais novos e áreas onde a face esteja voltada para o quadrante sul na Mogiana, Sul de Minas Gerais e Cerrado de Minas Gerais”.
Por outro lado, o analista de mercado e Diretor da Pharos Consultoria Mercado de Café, Haroldo Bonfá afirma que na região da Mogiana e no Sul do estado mineiro, o café está vindo de uma fase de pouca chuva e temperaturas altas. Isso proporcionou um amadurecimento precoce, e consequentemente, uma antecipação dos cafeicultores para colher esse grão.
“Muitos produtores de café arábica estão no campo realizando a colheita. Se a temperatura baixa se confirmar na próxima semana a ponto de acontecer geada, esse café que está sendo colhido não irá ser impactado de forma perigosa. Para os cafezais que ainda não iniciaram a colheita onde as árvores estão bem cheias, com frutos verdes, as folhas acabam protegendo o frutos e não haveria perda”, avalia o especialista.
A temperatura prevista diminuiu em Minas Gerais nos seguintes municípios: para 2°C em Três Pontas, 3°C em Campos Gerais, 4°C em Machado e 4°C em Patrocínio na próxima semana. No Estado de São Paulo, estimam-se 2°C em Pedregulho e Franca, 3°C em Garça e 4°C em Caconde na quarta-feira (18/05). Já no Paraná, a temperatura alcança 4°C em Carlópolis, 2°C em Pinhalão e 0°C em Ibaiti no dia no mesmo dia.
“Será uma onda de frio muito intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio”, alerta a Climatempo.
(Com informações da Redação do Globo Rural)