A Nova América Armazéns Gerais completou 45 anos de fundação e atuação ininterrupta na área de recepção, armazenagem, classificação, rebenefício e comercialização de café em São Sebastião do Paraíso. Para comemorar a data uma reunião festiva foi realizada no dia 26 de maio na Câmara Municipal. Compareceram clientes, parceiros e autoridades locais para prestigiar esta importante empresa do setor cafeeiro paraisense.
Na abertura do encontro o diretor da Nova América, Alfredo Ramalho Sulzer, o Neto, destacou o pioneirismo e atuação da cafeeira no setor da região e os desafios que se apresentam o agronegócio café, como mola propulsora do desenvolvimento do Sudoeste de Minas Gerais.
Foram apresentadas duas palestras específicas. A primeira sobre “Sustentabilidade e caminhos para certificar dia propriedade” com a tecnóloga em cafeicultura, Graciela Cristina Aparecida Silva e em seguida sobre “nanotecnologia na agricultura” proferida por Humberto Bombarda Pierini que é biólogo e MBA em gestão empresarial pela FGV e Ohio University.
O diretor de Agronegócios da ACISSP, Gilson de Souza, e o assessor Administrativo da entidade, Leandro Galvão, listaram os principais serviços oferecidos pela entidade que podem ser utilizados pelo produtor rural. e destacaram a parceria da associação com o setor agropecuário local e homenagearam a Nova América Armazéns Gerais através de sua presidente, senhora Maria Eugênia Nogueira que, muito emocionada, agradeceu a presença de todos e homenagens recebidas.
“Foi um projeto do meu marido e após o falecimento dele assumi o comando da empresa. Não era meu ramo de atividade pois tinha uma escola em Campinas e vim trabalhar com café aqui. A adaptação foi feita, aprendo a cada dia e dando o melhor de nossas atividades. Me alegra muito a presença de todos aqui hoje e nos fortalece para continuar com a nossa caminhada”, agradeceu a senhora Maria Eugênia Nogueira.
Ao finalizar a reunião, o gerente Comercial da Nova América, Aliomar Fernandes Sobrinho, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da empresa no cenário cafeeiro local. “Tenho orgulho de fazer parte da Nova América. Temos trabalhado com pessoas especiais e o empenho de todos resulta em melhores cafés e produtos renovados. Estamos construindo um sonho do senhor Rui Nogueira Porto Junior do qual me alegro em fazer parte” destacou.
45 ANOS DA NOVA AMÉRICA ARMAZÉNS GERAIS
A Nova América Armazéns Gerais foi fundada por seu idealizador, senhor Rui Nogueira Porto Júnior no ano de 1977 na cidade de Campinas, implantando a unidade de São Sebastião do Paraíso no ano de 1980. Desde então a empresa se desenvolveu, adaptou-se às mudanças ao longo do tempo.
Hoje oferece capacidade de armazenamento para até 340 mil sacas de café em seis armazéns diferentes. Possui 19.000 m² de área e totalmente assegurada.
É capaz de receber e expedir 15 mil sacas de café diariamente, sejam elas em bulk liners, big bags, granel ou sacaria de juta.
Faz o rebeneficiamento completo do café que é preparado em selecionadoras eletrônicas de última geração capazes de selecionar duas mil sacas por dia. Conta ainda com o setor de controle de qualidade composto por classificadores e degustadores altamente qualificados prontos para trabalhar com o produtor desde a maturação dos grãos até a exportação, buscando o blend que satisfaça as necessidades e preferências regionais de todo mundo.
Oferece ainda a comercialização do café com a garantia do melhor preço do mercado. O Brasil, é o maior exportador do setor e o segundo país no ranking de maiores consumidores da bebida e a Nova América se orgulha em atuar por 45 anos no segmento propulsor da economia regional.
por Luiz Fernando Souza