GOLPE

PM prende em flagrante em Paraíso mulher que aplicava golpe do cartão

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 17-06-2022 11:22 | 2162
Com a estelionatária foram apreendidos cartões, máquinas e dinheiro que foram encaminhados para a delegacia junto com a acusada
Com a estelionatária foram apreendidos cartões, máquinas e dinheiro que foram encaminhados para a delegacia junto com a acusada Foto: ALCO/P5-43

A Polícia Militar prendeu em flagrante em São Sebastião do Paraíso na noite de quarta-feira,15, uma mulher de 29 anos dentro da agência da Caixa Econômica Federal. A mulher é acusada de cometer o golpe do cartão em uma idosa na cidade.

A vítima teria sido procurada em casa pela golpista que se passara por funcionária do banco e dizia ser necessário trocar o cartão para que ela não perdesse o acesso a conta. Acionada a polícia localizou a suspeita no interior da agência quando esta já havia feito a transferência de cinco mil Reais.

Detalhe que chama a atenção na ocorrência é que a ação foi registrada por volta das 20 horas, de uma véspera de feriado. A polícia foi acionada pela própria vítima que depois de entregar o cartão bancário e ainda repassar a senha, desconfiou da ação da mulher que esteve em sua casa. Segundo a vítima, uma idosa de 71 anos, a autora esteve em sua residência se passando por funcionária do banco.

Durante a visita a golpista anunciou a vítima que teria havido um erro com a conta bancária da idosa e que seria necessário fazer alterações. Para isso a idosa deveria entregar o cartão bancário e passar a senha e assim foi feito. Depois que a suspeita foi embora, desconfiada a senhora acionou a Polícia Militar e denunciou o ocorrido.

De posse das características da autora foram iniciadas as buscas. A mulher foi localizada na agência bancária no centro da cidade. Ela havia feito uma transferência de praticamente R$ 5 mil e sacou outros R$ 2 mil que portava no momento. Junto com suspeita ainda foram apreendidas máquinas portáteis de pagamento via cartão, também utilizado para aplicar o golpe. Também foi recolhido o cartão bancário da vítima e outros, além de comprovantes bancários.

O material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil onde foi ratificado o flagrante. A mulher de 29 anos, é do interior do estado de São Paulo e teria confessado a prática delituosa.

Ainda segundo a polícia pela dinâmica do golpe a vítima recebe uma mensagem de texto solicitando que ligue em um telefone caso não tenha feito um pseudo saque. O número de telefone corresponde ao contato com os estelionatários que ludibriam a vítima relatando possível clonagem de cartão e saque indevido. A vítima informa a senha do cartão e os golpistas relatam que possível funcionário do banco irá buscar o cartão. Feito isto a quadrilha realiza saques e transferências consumando assim o golpe.

Registros policiais dão conta de que tem sido frequente este tipo de ação criminosa na cidade. O alerta é para que as pessoas estejam atentas quanto a este tipo de situação.

Segundo a polícia deve-se desconfiar de ligações e visitas fora do horário comercial, ainda mais que bancos não enviam funcionários na residência de seus clientes.

Pedidos sobre atualizações de dados e repasse de senhas devem ser evitados de serem feitos fora da agência bancária.