APROVADA

Paraisense é aprovada em cinco universidades nos Estados Unidos

Por: Nelson Duarte | Categoria: Educação | 19-06-2022 11:42 | 7556
Fernanda Silva Pimenta
Fernanda Silva Pimenta Foto: Reprodução

A paraisense Fernanda Silva Pimenta, de 25 anos, formada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UF TM), e com mestrado nessa mesma área pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi aprovada para cursar PhD (Doutorado) em Engenharia em cinco universidades nos Estados Unidos.

Fernanda foi aprovada em universidades localizadas em: Nova York, Washington, Alabama, Louisiana e Flórida. As propostas recebidas incluíam cinco anos no país, bolsa de estudos de 100% e salário para trabalhar em um projeto científico americano. Ela irá iniciar o seu PhD na University of South Florida (USF) em agosto.

Filha dos produtores rurais Osmar Vilas Boas Pimenta e Eliana Maria da Silva, Fernanda teve toda a sua educação pautada em escolas da rede pública. Ela estudou no CAIC, na Escola Estadual Paraisense e na Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, escolas pelas quais tem muito carinho e gratidão.

Fernanda sempre foi muito dedicada aos estudos e, assim que terminou o terceiro ano do ensino médio foi aprovada em três universidades federais (UFTM, USP e Unipampa) para cursar Engenharia Química. “Sinto-me orgulhosa por ser fruto da educação pública de São Sebastião do Paraíso, o ensino público é sim um ensino de qualidade. Foi esse ensino que me permitiu chegar onde eu cheguei. Sou grata a todos os professores, secretárias, diretores e coordenadores das escolas de Paraíso que contribuíram com a minha formação”, afirma.

Fernanda teve excelente desempenho durante a graduação e o mestrado em Engenharia Química. Ela também se envolveu em vários projetos dentro da universidade. Iniciação científica, monitoria, empresa júnior e projetos de voluntariado foram alguns que ela participou. Também diz ser muito grata aos seus pais pelo apoio que teve para concluir os seus estudos.  “Eu sabia que enquanto eu estava fazendo faculdade meus pais estavam trabalhando para me ajudar a realizar o meu sonho de me formar e, eu dei o meu máximo em todas as disciplinas que cursei”.

Fernanda conta que sempre teve o sonho de ir para outro país e a aprovação em todos os programas de doutorado nos Estados Unidos que se candidatou foi para ela uma grande realização. “Espero que a minha história sirva como exemplo para outros paraisenses. Temos que sonhar, batalhar e acreditar que os nossos sonhos vão ser realizados. É preciso dar o primeiro passo”.