LIBRAS

Câmara Municipal realiza formatura da primeira turma do curso de Libras

Por: Redação | Categoria: Educação | 15-06-2022 09:51 | 589
Foto: ASSCAM

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (13), foi realizada a formatura da primeira turma do curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ofertado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Os 22 alunos, entre servidores públicos e cidadãos, receberam os certificados das mãos da professora Dalva Dizaró, de vereadores e do prefeito Marcelo Morais. Em três meses de aulas, completando 48 horas de carga horária, os participantes aprenderam a estabelecer um diálogo com pessoas surdas, incluindo vocabulário pertinente ao ambiente de trabalho do serviço público.

O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro (CIDADANIA) lembrou que a ideia de ofertar um curso de Libras surgiu a partir de uma audiência pública para debater a inclusão social, na qual levantou-se a possibilidade de oferecer um intérprete durante as transmissões da TV Câmara. “Após várias reuniões, decidimos ir além e oferecer um curso, que hoje é um orgulho. Esse é o primeiro passo, a Câmara não vai parar. Agradeço a todos que se empenharam para que o curso acontecesse”.

A aluna e psicóloga da APAE Lucilaine de Pádua discursou em nome da turma. Ela agradeceu à Câmara Municipal e à Escola do Legislativo e também à professora Dalva; também convidou Michel Duarte Aguilar para falar com os presentes. Michel é surdo e participou de uma das aulas do curso, quando batizou os alunos com sinais próprios (que são os “nomes” das pessoas na comunidade surda). Em um discurso que contou com a interpretação da professora Dalva, Michel falou da importância de as pessoas ajudaram os deficientes auditivos e agradeceu o convite para participar.

Em sua fala, a professora Dalva mencionou as descobertas e dificuldades das primeiras aulas do curso. “Foi emocionante ver os alunos fazerem a datilologia dos seus nomes. Nesse momento, vocês [alunos] conseguiram perceber a importância da inclusão, e sentiram alegria com a possibilidade de oferecer ajuda aos surdos. Foram momentos muito especiais de muito aprendizado, e o respeito e o amor pela inclusão foram aumentando dia após dia. Hoje, estou muito feliz, emocionada e muito grata a todos vocês”.

Após a entrega dos certificados a cada aluno, a presidente da Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, a servidora Sirlane Cruz Dizaró, fez o encerramento da cerimônia com um discurso mesclando fala e Libras.

“Acredito no poder transformador da inclusão. Uma crença que, penso, partilhamos todos, pois não faltou apoio do presidente da Câmara e demais vereadores. Aprender libras vai ao encontro do desejo de um governo para todos. Mas, para que isso aconteça, precisamos de pessoas dispostas a se dedicar, esforçar e a confiar. Finalizo agradecendo aos meus companheiros de estudo, especialmente à professora Dalva, e espero que nos encontremos a fim de aprofundar nesse verdadeiro mundo de possibilidades”.

Aproveitando o momento, o vereador e aluno do curso Luiz de Paula (PP) também usou os sinais aprendidos: “Estou muito feliz de ter aprendido libras aqui na Câmara dos Vereadores, Deus abençoe sempre”. O prefeito Marcelo Morais informou sobre ações que o Executivo planeja para incentivar formação na área da inclusão no contexto educacional e completou: “Ver todo mundo interagindo hoje significa: primeiro, que a professora foi muito boa; segundo, que houve a participação efetiva de todos; e terceiro, que vocês serão multiplicadores, acho que essa é a grande sacada da Libras”.
(Ascom Câmara Municipal)