AVALIAÇÕES

Estudantes da rede estadual passam por avaliação trimestral

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 30-06-2022 09:27 | 328
Provas poderão ser realizadas até 8 de julho para verificar nível de aprendizado dos estudantes
Provas poderão ser realizadas até 8 de julho para verificar nível de aprendizado dos estudantes Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou a aplicação da Primeira Avaliação Trimestral de 2022 para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes. Serão avaliados os alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio do Ensino Regular, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de correção de fluxo da rede estadual. Os testes serão realizados até o dia 8 de julho.

A realização da prova pode ser de forma on-line ou impressa. Na aplicação on-line, os estudantes têm acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 3.0 ou via web. Para a aplicação impressa, os cadernos de teste foram disponibilizados para as escolas realizarem o download e impressão através do Portal Simave.

Os resultados da Primeira Avaliação Trimestral de 2022 ajudarão a fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos. Além disso, a intenção da SEE/MG também é levantar dados para que se possa realizar um trabalho de recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado dentro do ano letivo corrente.

A partir dos resultados, será disponibilizado um plano individual de estudos para o estudante, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual o material pode ser usado pelo estudante para cumprir o objetivo.

Os resultados serão compartilhados também com os professores e diretores. Para os estudantes que realizam os testes de maneira impressa, após o recolhimento das avaliações, os professores deverão orientar quanto ao aprofundamento de seus estudos.

A Primeira Avaliação Trimestral deverá ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada estudante da rede. Além disso, a participação também conta para o Prêmio Escola Transformação, que pode render premiação em dinheiro para a escola.