CONCURSO CAFÉ

ACISSP passa a ser uma as organizadoras do Concurso de Qualidade de Café

Concurso, que terá sua quarta edição neste ano, passa a ser organizado pela Prefeitura de Paraíso e pela Associação que têm atuado de forma forte e com mais presença no agronegócio.
Por: Redação | Categoria: Agricultura | 25-06-2022 09:34 | 1134
Foto: Arquivo

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) sempre atuou como parceira da Prefeitura de Paraíso na realização do Concurso de Qualidade de Café: Paraíso dos Cafés Finos em suas edições anteriores. Já em 2022 a entidade será uma das organizadoras, com o objetivo de ampliar a participação de cafeicultores e dar visibilidade ao principal produto da economia paraisense.

Dentre as propostas para esta quarta edição estão a transformação da premiação em um evento com vários dias de duração, onde todas as pessoas ligadas ao segmento possam participar, acompanhar, conhecer as variedades dos cafés produzidos nos municípios e oferecer à população em geral a oportunidade de vivenciar e acompanhar como é desenvolvido e quais as etapas de um prêmio como este.

Para isso, o evento deverá acontecer na Casa da Cultura, onde será montada uma estrutura capaz de receber todas as atrações previstas para a premiação. Um exemplo disso é o processo de classificação e provas das amostras de café por parte dos classificadores. Uma sala especialmente preparada para esta finalidade, cercada por vidros, será montada para que o público acompanhe ao vivo como é feito esse trabalho.

Durante o evento existe ainda a possibilidade de exposição e degustação de cafés produzidos nas diferentes regiões rurais do município, incentivando a comercialização do produto que mais agradar ao paladar dos visitantes. Expositores também serão convidados a compor o ambiente, além de uma praça de alimentação, para que o Concurso de Qualidade possa oferecer uma estrutura completa às pessoas que passarem pelo local.

A premiação aos melhores cafés também será diferente esse ano. Os primeiros classificados terão uma oferta maior no preço da saca de café do lote inscrito no concurso. Isso garante o prêmio aos vencedores e a valorização do produto melhor avaliado no concurso. Além da possibilidade dos 20 primeiros colocados usarem um selo atestando essa qualidade.

"Estamos atuando fortemente no agronegócio. Fomos parceiros da FAEMG/SENAR na realização de um dia de campo no mês de maio, e estamos ampliando nossa participação no Concurso de Qualidade de Café neste ano na organização do evento. Vamos ainda promover uma feira do setor no segundo semestre, além de uma programação bem extensa para 2023. O fomento ao principal setor econômico de Paraíso passa pela ACISSP e essa é nossa busca: promover ambiente para que o agro possa se desenvolver cada vez mais em nosso município e região", analisou o diretor de Agronegócios da ACISSP, Gilson de Souza.

"Todos os setores que compõem a ACISSP/CDL estão sendo fomentados e no agro não é diferente. Temos nos organizado para que as diferentes culturas de nosso município possam ser contempladas. No final de agosto e começo de setembro iremos realizar uma feira do setor para apresentar novas tecnologias, trazer cursos e treinamentos específicos para cada setor e promover um ambiente de negócios favorável ao homem do campo, como forma de fomentar a economia local. Enxergamos que a grande vocação de Paraíso, que é o campo, deve ser incentivada e potencializada, como forma de melhoria de renda e vida de todos que aqui vivem", completou o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.
(ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ACISSP/CDL)