COVID-19

Em Paraíso 205 pessoas testaram positivo para a covid-19 na semana

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 08-07-2022 17:07 | 1260
Efeito positivo da vacinação refletiu nos baixos índices de internações nos leitos clínicos e na UTI covid
Efeito positivo da vacinação refletiu nos baixos índices de internações nos leitos clínicos e na UTI covid Foto: Brian Felipe

Mais de 200 pessoas testaram positivo para a covid-19 na primeira semana de julho em São Sebastião do Paraíso. O volume de pessoas contaminadas indica que o vírus segue em circulação no Município e confirma que a pandemia ainda não acabou. Embora em quantidade menor, as internações continuam ocorrendo atestando a eficiência das vacinas, uma vez que os casos são mais brandos exigindo menos situações de internações, principalmente na UTI Covid que no período entre 1º a 7 de julho ficou zerada.

Os dados constam nos informativos diários que são divulgados pela Prefeitura ao longo da semana. No indicador é possível verificar que a quantidade de casos de pessoas que positivaram oscila bastante. Em três dias, sendo o domingo, a segunda e quarta-feira a média de casos ficou próxima de 36 registros. O maior volume de pessoas que positivaram foi registrado na terça-feira que teve 41 ocorrências. Em contrapartida, o menor índice foi na terça-feira, 4, que teve apenas 11 casos.

No período compreendido entre os primeiros sete dias do mês não houve registro de pessoas que faleceram em virtude de complicações da doença. A última morte confirmada nesta condição foi em 30 de junho, tendo como vítima uma mulher que apresentava comorbidades. Também apresentam índices zerados na semana avaliada os casos de pacientes que necessitaram ser internados na UTI/Covid da Santa Casa de Misericórdia em São Sebastião do Paraíso.

Já a ocupação dos leitos clínicos no hospital que recebem pacientes inclusive de cidades da microrregião onde a Santa Casa é referência, apresenta índice baixo de ocupações. São 22 casos no período pesquisado no intervalo de uma semana. A média é de 3 a 4 internações por dia.

O quadro de baixo índice de internações por covid nos leitos clínicos é atribuído aos efeitos da vacinação junto a população. O município paraisense tem mantido o atendimento com a oferta de vacina para a população em pelo menos um dia da semana.

A imunização é feita atendendo os mais diversos públicos conforme o calendário pré-estabelecido. A população com idade acima de 50 anos já foi contemplada com a quarta dose. O público mais jovem que começou a ser vacinado mais tarde também continua recebendo as doses de reforço.

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, foi apurado que na microrregião de São Sebastião do Paraíso que engloba ainda os municípios de Pratápolis, Jacuí, Itamogi e Monte Santo de Minas 108.614 pessoas, o que representa 91% do público alvo recebeu a primeira dose. Outras 101.906 pessoas receberam a segunda dose e dose única totalizando 87,73% do índice preconizado. Já a terceira dose foi aplicada em 68.525 (70%) e a quarta dose em 13.063 pessoas.

Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde indica valores da cobertura vacinal nos municípios da microrregião