CURTAS EDIÇÃO 2627

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-07-2022 07:20 | 303
Foto: Reprodução

Em análise
O vereador Antônio César Picirillo é o autor de Projeto de Lei que determina aos supermercados da cidade a instalação de 5% do total de carrinhos de compras sejam adaptados para uso exclusivo aos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida - cadeirante. O projeto deu entrada na casa em 20 de junto e está em fase de análise por parte do jurídico e comissões internas da casa. A iniciativa é válida para estabelecimentos com áreas de vendas superior a 250 m². Representantes do setor querem se reunir com os legisladores para entenderem melhor a proposição e a viabilidade de sua aplicação. É assunto que deverá ganhar debate a partir de agosto no Legislativo Municipal.

Asfaltamento
A próxima semana será de muita pavimentação de ruas e avenidas em Paraíso. Se tudo caminhar bem conforme programado deverá ser realizado o asfaltamento na Avenida Dárcio Cantieri que recebeu obras de construção de galerias pluviais e outros melhoramentos. Outra que pode começar a receber  piche é a Avenida Mário Giacchero que nos últimos dias recebeu os trabalhos de infraestrutura. A partir desta, outros trechos como a Rua Iugoslávia, no Jardim Europa que também está quase pronta para receber o benefício e se tornar mais uma opção no trânsito da cidade.

Vai longe
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso por iniciativa do vereador Vinício Scarano Pedroso aprovou o envio de uma Moção de Parabenização ao jovem César Rodrigues. Ele é goleiro da equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras, na categoria Sub-17 na qual sagrou-se campeão da Copa do Brasil. Além das congratulações foram enviados votos de muito sucesso na promissora carreira que está sendo iniciada à frente do gol de uma das equipes mais tradicionais do país. Se mantiver a mesma postura dentro e fora das quatro linhas quem acompanha o atleta aposta todas as fichas de que ele vai longe na carreira e irá escrever o nome entre os grandes do futebol nacional e quem sabe não impossível até internacional. Sucesso.

Mudança
A Secretaria municipal de Segurança e Trânsito tem feito orientações para as mudanças no trânsito que acontecerão na região das lagoas no San Genaro a partir do próximo dia 25 de julho. As duas principais vias de acesso e saída naquele trecho vão passar a ter mão única no sentido de direção. A Av. Jerônimo Diogo Pereira passa a ser sentido único para quem trafega pela Av. Washington Martoni sentido Santa Luzia e contramão no sentido inverso. Já a Av. Geraldo Pelúcio passa a ter uma só direção, rumo a Rua Santa Luzia sentido Washington Martoni, passando a ser contramão no sentido inverso. As vias não comportam o aumento do fluxo de veículos e não foram projetadas para ter o trânsito em duas direções, mais estacionamento sequer de um lado.

Reinado
Os integrantes do Reinado da Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso se reuniram durante a semana com o prefeito Marcelo Morais e membros da Secretaria de Educação e Cultura. Foram iniciadas as conversações relacionadas a organização da parte religiosa do evento que será mantido na Igreja Matriz de São Sebastião e na Praça Comendador José Honório (centro da cidade). Conforme definição realizada há cerca de 20 dias entre os presidentes e representantes dos ternos de Congo e Moçambique os desfiles noturnos serão este ano em novo local, em frente a Câmara Municipal (Jardim Mediterranèe).

Infraestrutura
A Prefeitura anunciou que dará todo o suporte logístico aos membros do Reinado, como transporte e local para as Bandeiras e réplicas das imagens dos santos padroeiros. O prefeito Marcelo ouviu as reivindicações da Realeza que tem, entre as funções, manter a harmonia da Festa, a união, o respeito, apaziguar e resolver possíveis desentendimentos que possam ocorrer. O projeto estrutural do novo local dos desfiles está sendo elaborado e a Administração já prepara o primeiro repasse de recursos aos ternos, incluindo o Reinado. A intenção de mudar o local conforme tem sido dito, é possibilitar a montagem de uma passarela com maior e melhor infraestrutura tanto para os ternos quanto para o público, sendo ofertado mais conforto e segurança projetando as festividades em um patamar mais elevado.

Transferência
De 18 de julho a 18 de agosto, eleitoras e eleitores que estão em situação regular perante a Justiça Eleitoral (mesmo que não estejam quites) podem solicitar transferência temporária de seção de votação para as Eleições 2022. A medida é válida para quem estiver em trânsito no território nacional, presos provisórios e adolescentes em unidades de internação. Abrange também os integrantes das Forças Armadas e forças de segurança, dos Corpos de Bombeiros Militares e das Guardas Municipais, que estiverem em serviço por ocasião das eleições. Inclui ainda pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Junto a este constam os mesários e pessoas convocadas para apoio logístico; juízas e juízes eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais.

Solicitação
A transferência temporária pode ser solicitada apenas para o 1º turno (2 de outubro), apenas para o 2º turno (30 de outubro) ou para ambos. Dentro do mesmo prazo, a pessoa que se habilitou para votar em seção diferente também pode cancelar o pedido. O voto em município diferente do domicílio eleitoral de origem está sujeito a regras, como a do eleitor estar dentro da Unidade da Federação de seu domicílio eleitoral, mas em município diferente, poderão votar para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Estando fora poderá votar em trânsito apenas para presidente.

Rurais
A chegada de novos maquinários adquiridos pela administração municipal de São Sebastião do Paraíso oferecerá condições de se ter estradas mais bem cuidadas. Em função das constantes quebras que vem de longa data, a dificuldade em se conseguir peças de reparos para os sucateados equipamentos e outros detalhes por menores o atendimento em vários trechos ficou prejudicado. Agora a expectativa é de que a casa seja colocada em ordem e as estradas recebam a devida manutenção, possibilitando o escoamento da produção e o direito de ir e vir com segurança. Esperança de que a partir da próxima semana as novas motoniveladoras já sejam colocada em funcionamento nos trabalhos programados.