5G

Internet 5G está prevista para chegar a Paraíso somente em 2026

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 17-07-2022 08:01 | 1104
Cidade ainda experimenta o 4G e a chegada da quinta geração da internet deve ocorrer em quatro anos
Cidade ainda experimenta o 4G e a chegada da quinta geração da internet deve ocorrer em quatro anos Foto: Roberto Nogueira

O anúncio da chegada da tecnologia 5G para internet móvel ainda vai levar algum tempo para estar disponível aos usuários de São Sebastião do Paraíso. O sistema que oferece maiores velocidades para baixar e enviar arquivos e que possui menor latência para a transmissão de dados em tempo real deve chegar ao município somente em 2026. Nesta semana a Anatel divulgou uma espécie de cronograma para instalação do serviço que mescla a distribuição do serviço entre grandes e pequenas cidades estabelecendo que o município será atendido com o modelo mais moderno somente dentro de quatro anos.

O avanço dos sistemas de atendimento de internet da mostras de como a tecnologia da saltos e avança em curto espaço de tempo. As operadoras ainda estão em fase de implantação do sistema 4G em Paraíso e um novo sistema mais moderno já está sendo disponibilizado. Se para o consumidor que experimenta o 4G que atende bem as atividades de entretenimento, trabalho e educação a chegada do novo modelo está sendo prometido como uma verdadeira revolução no setor.

Conforme consulta feita pela reportagem no Mapa de Cobertura constata-se que entre as quatro operadoras atuantes em Paraíso o avanço do 4G ainda é lento. A operadora Vivo é a empresa que tem maior abrangência neste sistema. Embora uma seja a sucessão da outra, no primeiro momento ambas vão trabalhar de forma agregada. Já é certo que os usuários terão uma experiência melhorada de navegação e fará, por exemplo, o download de maneira muito mais rápida.

Para usar o 5G puro, será necessário ter um aparelho compatível com esta tecnologia e ser cliente de uma operadora ue oferte o serviço, além de estar na área de cobertura. Atualmente, há 67 modelos de celular com a tecnologia 5G certificados e homologados pela Anatel.  Em um segundo momento, com o 5G puro, novos celulares estão saindo de fábrica prontos para atender o novo sistema de funcionamento.

Desde o início de maio deu entrada na Assembleia Legisla-tiva o Projeto de Lei que estimula a implantação da tecno-logia 5G em Minas Gerais.  A proposta quer criar uma política para auxiliar os municípios na modernização de redes e infraestrutura para a chegada da quinta geração da internet móvel. OPL 2.538/21, que via-biliza a chegada da tecnologia de quinta geração no Estado, está pronto para ser apreciado em Plenário da Assembleia em 2º turno

Conforme o cronograma da Anatel as capitais brasileiras começam a receber o sistema ainda neste mês. A partir de 1º de janeiro de 2023 serão atendidos os municípios com pelo menos 500 mil habitantes. Depois em 30 de junho do ano que vem será a vez das cidades com pelo menos 200 habitantes.  Nessa etapa, 25% ou mais das cidades com até 30 mil habitantes também começarão a ser atendidas pelo 5G, mas a Anatel não especificou quais serão escolhidas.

No caso de São Sebastião do Paraíso e Guaxupé a previsão é de que integrem o sistema 5g de telefonia somente na última etapa. Ela deve ocorrer a partir de janeiro de 2016 atendendo municípios com 30 mil a 100 mil habitantes.

Em outra fase a partir de 30 de junho de 2024, serão atendidos os municípios com pelo menos 100 mil habitantes que abrange Passos que já possui população superior a esta estimativa. Nesta etapa, 50% ou mais das cidades com até 30 mil habitantes também começarão a ser atendidas pelo 5G. Ainda a partir de 30 de junho de 2025 a liberação continuará para pelo menos 75% de cidades com até 30 mil habitantes. Municípios como Guaranésia, Muzambinho, Arceburgo, Jacuí, Monte Santo de Minas entre outras nesta fase.