VACINAÇÃO

Paraíso terá vacinação contra meningite neste sábado dia 23

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 23-07-2022 09:15 | 536
Crianças com menos de 11 anos de idade ainda não vacinadas integram público alvo
Crianças com menos de 11 anos de idade ainda não vacinadas integram público alvo Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará neste sábado, 23 de julho, vacinação contra a meningite C. O trabalho tem como alvo crianças de até 10 anos não vacinadas e também trabalhadores na área da saúde. O atendimento será no Posto de Puericultura no período de 8 às 14 horas.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde é importante chamar a atenção dos pais e responsáveis para que enviem as crianças para serem imunizadas. O atendimento será feito para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas contra a meningite C e trabalhadores da saúde.  A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reações de hipersensibilidade a doses anteriores, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. São indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses, e um reforço preferencialmente aos 12 meses. O trabalho de vacinação está sendo intensificado seguindo orientação do Ministério da Saúde. A ampliação do público que deve receber a vacina segue orientação do Ministério da Saúde. O objetivo desta ação é dar oportunidade a todas as crianças até 10 anos de idade ainda não vacinadas para que façam sua proteção.

Têm direito a receber o imunizante trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Assim, compreende tanto os profissionais da saúde - como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares - quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

No caso dos profissionais, é necessário apresentar documentação que comprove o trabalho na área, como o registro em conselhos ou contracheque.

A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reações de hipersensibilidade a doses anteriores, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

A DOENÇA
Meningite é o nome dado às infecções membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (as meninges). A vacina Meningocócica C protege contra o sorogrupo C da bactéria conhecida como meningococo. Uma pessoa contaminada pode transmitir por gotículas e secreções. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e alterações neurológicas.