ENGENHEIRO CIVIL

Paraíso alavancada pela construção no olhar do engenheiro civil Leonardo Mota

Leonardo Mota destaca que a cidade experimenta grande crescimento, com novos loteamentos e o novo centro administrativo expandido
Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 25-07-2022 13:15 | 752
Leonardo Mota destaca que a cidade experimenta grande crescimento, com novos loteamentos e o novo centro administrativo expandido
Leonardo Mota destaca que a cidade experimenta grande crescimento, com novos loteamentos e o novo centro administrativo expandido Foto: Roberto Nogueira

Uma cidade em plena expansão impulsionada pelo setor da construção, considerada a locomotiva do crescimento. Esta é a visão do engenheiro civil Leonardo Gonçalves Mota que depois de vários anos residindo em Araras (SP) onde se formou em Engenharia Civil retorna a sua terra natal, São Sebastião do Paraíso e depara com a cidade em plena expansão. "Fiquei extremamente feliz ao ver os novos loteamentos que surgiram nestes últimos anos, são empreendimentos que acredito vão continuar impactando positivamente a vida das pessoas e a história do nosso município", descreve. Com bastante entusiasmo e com olhar de quem projeta o crescimento do setor Leonardo aponta que Paraíso vai desenvolver muito mais com os investimentos que estão sendo feitos neste setor.

Leonardo Mota é o típico do paraisense que deixou a cidade para estudar e realizar o sonho de se engajar em uma profissão. Filho de Osni Mota e Maria Aparecida Gonçalves Mota, ele sempre frequentou escolas públicas onde sedimentou seus aprendizados tendo passado pelos bancos escolares na E.M. Ibrantina Amaral, E.E. São José, E.E. Paraisense e na E.E. Benedito Ferreira Ca-lafiori. "Em 2015, aos 18 anos, me mudei para Araras (SP) para consolidar parte dos meus projetos que foi me formar em Engenharia Civil", conta.

A graduação veio pela Fundação Hermínio Ometto. Depois de se formar vieram os primeiros tempos de sair da teoria e utilizar na prática o aprendizado adquirido e foi isso que ele fez. "O ano de 2019 marca uma das maiores experiências que poderia ter dentro da construção civil, pois, fui estagiário e depois assistente de engenharia, em uma das maiores construtora do setor imobiliário do País", conta.

Neste período de aprendizado Leonardo tinha como principais atribuições o acompanhamento físico e financeiro de um empreendimento com 240 apartamentos. "Efetivado, passei a cuidar do pós-obra de dois empreendimentos localizados no interior do estado de São Paulo, sendo responsável direto por 2.300 apartamentos", relembra. Essa bagagem e experiência adquirida foram mais um passo profissional para criar o seu próprio escritório a LM Engenharia. "É aqui que hoje trabalho na busca de soluções das necessidades dos nossos clientes na área da engenharia civil, seja por meio de projetos ou consultorias", comenta.

De volta a Paraíso Leonardo Mota se diz impressionado com o crescimento da cidade impulsionado pelo setor que ele optou por se qualificar. "A construção civil é a locomotiva do crescimento, com emprego e renda". Ele fundamenta sua forma de pensar argumentando que em 2021 o PIB (Produto Interno Bruto) do setor teve um crescimento de 9,8% que foi o maior já registrado nos últimos anos. "Em nossa cidade não é diferente. A construção civil está girando, direta e indiretamente, a economia do Município, pois, toda obra seja de construção nova, reforma ou ampliação necessita de mão-de-obra, da compra de materiais, fato que colabora com a movimentação do mercado interno em diversas ramificações", avalia.

Desta forma, a construção movimenta todo o mercado paraisense. "Tenho parâmetros para dizer que o número de construções tem aumentado dia após dia. A procura de projetos, as obras de maneira em geral confirmam isso. Há condições favoráveis de pagamentos e temos propostas de negócios para todos os bolsos. Obras estão espalhadas desde as antigas como nas áreas mais novas da expansão urbana. Acompanho obras pelos quatro cantos da cidade e este crescimento está por todos os lados", completa.

Outro fator elogiado por Leonardo Mota foram as recentes atualizações no Plano Diretor do município que permitirá a construção de mais edificações verticalizadas multifamiliares. "Iniciei minha carreira como engenheiro dentro de uma construtora especializada neste tipo de projeto e esta é uma tendência que vai prevalecer", destaca. Ele cita que se torna evidente que o mercado irá se reinventar e reformular com base nas novas estruturações. "Começamos os primeiros empreendimentos desbravando esse formato, será possível entregar edificações mais altas e mais seguras para a sociedade. O importante é sempre visar o bem estar e o planejamento urbano correto", define.

Ao olhar para o futuro já é possível vislumbrar novos horizontes. "Quando a UFLA estiver em pleno funcionamento, essa demanda por prédios residenciais ficará ainda maior, pois, por experiencia própria, os alunos querem um local pequeno, seguro e com boa localização, para que possam ir e vir da faculdade", explica. Leonardo aposta na chegada de outras faculdades e novos cursos que junto com as instituições já instaladas proporcionarão o aumento populacional, surgimento de novas empresas, indústrias e consequentemente demanda por mais mão-de-obra. Desta forma há a expectativa de que as áreas urbanas já estejam consolidadas e edificadas, sendo necessário também a criação de um no parque industrial.

O engenheiro opina que a cidade encontrou o caminho e está no rumo certo para o desenvolvimento humano e econômico. "Paraiso tem tudo para se tornar uma potência ainda maior em nossa região. Somos ricos em agricultura, pecuária, temos uma grande zona de expansão urbana e territorial, estamos bem localizados dentro de nossa macrorregião, próximo de grandes centros comerciais", enumera.

Em sua forma de visualizar o cenário ele mantém o otimismo. "Tudo isso colabora para o desenvolvimento planejado para nosso Município. Olho com bons olhos para o futuro de nossa cidade, eu amo Paraíso e confio no seu desenvolvimento", finaliza Leonardo Mota.

Engenheiro civil Leonardo Gonçalves Mota