ESPAÇO SAÚDE

E você, sabe quais as diferenças entre os tipos de whey protein?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 27-07-2022 09:40 | 905
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

São fontes rápidas de proteína de utilização universal. Podem ser utilizadas por todas as faixas etárias e apenas em pacientes com problemas renais graves ajustada a quantidade.

Você sabe qual melhor whey protein pra você?  Quais as diferenças vantagens e desvantagens entre eles?

Whey protein concentrado

Tem concentração de proteína de 70 a 80% e sua velocidade de absorção é mais lenta. Indicado para pessoas que não têm restrição para carboidratos, gordura e lactose. Concentrado: mais barato e menos proteico.

Whey protein isolado

Essa versão é mais pura e tem absorção mais rápida, com teor de proteína em torno de 92% a 98%. Tem baixa quantidade de lactose e gordura, é indicado para pessoas sensíveis à lactose e para quem pratica exercício físico com objetivo de ganho de massa muscular. Isolado: maior concentração de aminoácidos.

Whey protein hidrolisado

Com teor de proteína de 99%, é a forma mais pura e, as proteínas pré-digeridas para serem absorvidas mais rápido pelo corpo, a mais rápida dentre as todas as versões. Geralmente mais caro por ser mais concentrado e seu processo de produção mais oneroso. 

Quantidade de lactose quase nula, é indicado para pessoas que necessitam de uma recuperação muscular mais rápida após treinos mais extenuantes. Hidrolisado: mais caro, com menos BC CA Tende a oferecer menos BCCA (aminoácidos de cadeia ramificada).

Pode ser uma boa opção para quem apresenta problemas de gases e má digestão ao consumir o suplemento isolado ou concentrado. Pode ser indicado para pré ou pós-treino imediato, a fim de melhorar o processo de recuperação muscular e de produção proteica.

Há ainda whey vegano, feito à base de proteína vegetal.  Sua capacidade de estímulo de ganho de massa muscular um pouco menor quando comparada a proteína animal. Suplementos à base de arroz e de ervilha, têm maior presença de aminoácidos importantes para o nosso organismo.

Para todas as formas vale associar o aumento da ingesta de líquidos e respeitar intervalo de pelo menos duas horas entre outra refeição que também tenha sido rica em proteínas.

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas
domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)

Dra Leticia de Oliveira  Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais

Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084