DESCARTADOS

Descartados dois casos suspeitos de “varíola dos macacos” em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 10-08-2022 15:37 | 652
Foto: Reprodução

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, divulgou na manhã desta quarta-feira,10, que os dois casos suspeitos da infecção por Monkeypox, a varíola de macaco, registrados no Município de São Sebastião de Paraíso, foram descartados.

Os casos são de pessoas que nas últimas semanas procuraram atendimento de saúde e apresentavam sintomas semelhantes aos da doença. Materiais de amostra foram coletados e enviados para exames laboratoriais, em Belo Horizonte.

Os resultados dos exames que estavam em análise na Funed (Fundação Ezequiel Dias), apontaram não se tratar da doença popularmente conhecida como “varíola do macaco”. Em nota a Prefeitura salienta que, no entanto, por ser uma situação de alerta, os pacientes com sintomas suspeitos foram colocados em isolamento atendendo o que preconiza nota técnica.

O primeiro caso foi tornado público em 27 de julho e desde o início foi considerado como praticamente descartado. Trata-se de uma mulher que procurou a UPA da cidade tendo apresentado erupções na pele. Ela não havia viajado e também ou mantido contato com pessoas de outros lugares.

O segundo caso, até então, havia sido omitido, não sendo divulgado sobre a situação suspeita, de quando ocorreu. Durante o período que os dois pacientes estiveram em isolamento, ambos foram acompanhados pela Vigilância em Saúde e não apresentaram agravamento, já tendo sido liberados.

Na região, foram registrados dois casos suspeitos da varíola dos macacos em Guaxupé, sendo que em uma das situações já houve o descarte pela Funed. O segundo aguarda o resultado dos exames. O mesmo ocorre com um caso suspeito em Guaranésia, onde amostra foi enviada para análise laboratorial.

A SES/MG (Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais) anunciou que no Estado já são mais de 100 casos confirmados da doença, situação que poderia ser ampliada. Até na terça-feira,9, eram mais de 300 casos suspeitos em análise e que aguardavam resultado de exames.

Somente no início da semana houve o aumento de 25% nos casos já que na segunda-feira o número de diagnósticos positivos eram 81 sendo 75 na capital.