JACUÍ

Duas alunas de Jacuí são medalhistas na Olimpíada de Astronomia de 2022

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 12-08-2022 16:22 | 996
Olimpíada completa neste ano 25 anos e ganha cada vez mais novos adeptos
Olimpíada completa neste ano 25 anos e ganha cada vez mais novos adeptos Foto: Divulgação

Céu, astros, corpos celestes, esses são alguns dos assuntos que fazem parte da realidade dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Leonor Nasser, em Jacuí. Os estudantes participaram da 25ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – 2022. Conforme o professor de Física, Gustavo Siqueira, a escola recebeu a boa notícia de que as alunas Isadora Rafaela Moraes Gonzaga, do 9º ano, e Roberta Ribeiro Silva, do 8º ano, foram respectivamente medalha de ouro e de prata, na Olimpíada.

De acordo com o professor, a OBA é uma competição que reúne a participação de mais de um milhão de alunos em todo o Brasil. "Foi a primeira vez que a nossa escola participou e ficamos muito felizes com o resultado e envolvimento dos alunos", descreve. Ele destaca que os resultados obtidos pelas alunas servirão de incentivo para novas conquistas e participação mais intensa dos alunos no próximo ano. "Por trás destas medalhas existe uma iniciativa da criação de um grupo de astronomia da escola, que estou coordenando e que esses alunos medalhistas e outros participam" descreve.

Neste primeiro ano de participação dos alunos na Olímpiada de Astronomia foram 12 os alunos da escola que fizeram as provas. "Conseguimos um ouro e uma prata, além de alguns resultados que ficaram muito próximos do bronze", comemora. O professor enfatiza que os resultados funcionam como um grande incentivo para as alunas medalhistas, mas para toda a escola. "Todos aqueles que ao saber da conquista se sentiram animados em também tentar fazer história, entrando para o grupo de astronomia da escola", avalia.

Professor Gustavo salienta que a OBA é uma competição muito tradicional, que existe há mais de 20 anos e tem grande adesão entre os estudantes. "Isso faz com que essa conquista tenha um reconhecimento nacional". Ele explica que muitas universidades como a USP e UNICAMP estão utilizando as medalhas como forma de ingresso no Ensino Superior. "Alunos medalhista da OBA podem pular a etapa do vestibular e entrar na graduação usando as medalhas", comenta.

A OBA é um recurso pedagógico que, muito mais que premiar os estudantes com os melhores rendimentos, tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.ao mobilizar desde estudantes e seus professores a planetários, observatórios e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A competição envolve conhecimentos sobre Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase, cuja prova é aplicada em quatro níveis: os níveis 01, 02, e 03 destinados aos alunos do Ensino Fundamental; e o nível 04 destinado aos alunos matriculados regularmente em qualquer série do Ensino Médio.

Em contato com a organização da OBA o Jornal do Sudoeste foi informado que o resultado final da Olímpiada será disponibilizado para divulgação nos meios de comunicação somente em setembro. Neste momento o resultado foi repassado às escolas. Um levantamento está sendo realizado junto a Secretaria Municipal de Educação e também as escolas estaduais do município para se confirmar quantos e quais os medalhistas de São Sebastião do Paraíso nas Olimpíadas de Astronomia.