VERBAS

Melles intermedia junto ao Governo Federal verba da Finep para a UFLA

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 13-08-2022 15:57 | 622
Carlos Melles reuniu-se com o ministro Paulo Alvim que foi sensibilizado para a liberação de recursos para a UFLA
Carlos Melles reuniu-se com o ministro Paulo Alvim que foi sensibilizado para a liberação de recursos para a UFLA Foto: Charles Damasceno

O ex-deputado federal, presidente nacional do Sebrae, Carloso Melles anunciou que em reunião em Brasília, conseguiu sensibilizar o ministro Paulo Alvim, da Ciência, Tecnologia e Inovações, para a liberação de R$ 6,5 milhões para a UFLA (Universidade Federal de Lavras). O recurso é oriundo da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), dentro do Programa do Fundo CT Verde e Amarelo que prevê investimentos em parques tecnológicos.

Em manifestação em sua rede social, Melles fez agradecimento público ao ministro Paulo Alvim pelo atendimento ao pleito da UFLA.  A instituição teve aprovado investimento superior a R$ 6,5 milhões da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), dentro do Programa do Fundo CT Verde e Amarelo que prevê investimentos em parques tecnológicos, anunciou.

Melles citou e justificou que a universidade havia sido aprovada na chamada pública, mas com o corte orçamentário não seria contemplada. "Numa soma de esforços com o reitor professor João Chrysóstomo, conseguimos sensibilizar o ministro, que ajustou o orçamento do Ministério e garantiu os recursos, fundamentais para o desenvolvimento do parque tecnológico e programas de inovação da UFLA", disse.

Conforme informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste, a verba obtida por Melles não tem ligação com o corte orçamentário feito pelo Governo junto as instituições de ensino federal em todo o País. Este recurso obtido foi uma situação em que Melles ajudou a instituição através de um edital Fienp, que é exclusivo para o financiamento de parques tecnológico que contempla a universidade em Lavras (MG). No entanto, não haviam recursos financeiros suficientes para esta ação, então a instituição havia ficado de fora do recebimento por falta de recursos.

A Universidade agradeceu a intercessão de Carlos Melles nesta questão. A instituição informa que esta medida difere da questão das obras do Campus Paraíso que estão paralisadas desde o final de julho. Foi esclarecido que o recurso liberado não pode ser utilizado para as obras em Paraíso, por se tratar de origem de edital específico. Desta forma continua a dificuldade em relação a continuidade das obras e investimentos no município paraisense devido ao corte orçamentário.