CANDIDATOS A DEPUTADOS ELEIÇÕES 2022

Paraíso têm 8 pedidos de candidaturas que vão concorrer a deputado

Os oitos candidatos aprovados em convenção inscritos na Justiça Eleitoral já podem fazer campanha junto ao eleitorado
Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 16-08-2022 19:42 | 3801
Os nove candidatos aprovados em convenção inscritos na Justiça Eleitoral já podem fazer campanha junto ao eleitorado
Os nove candidatos aprovados em convenção inscritos na Justiça Eleitoral já podem fazer campanha junto ao eleitorado Foto: Divulgação Justiça Eleitoral
ATUALIZADA:

A Justiça Eleitoral encerrou na noite de segunda-feira,15, o prazo para o registro de candidaturas para as Eleições de 2022. Conforme informações do TRE/MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), foram entregues 2.500 pedidos de registro de candidaturas que concorrem a vagas legislativa na Câmara Federal e também na Assembleia Estadual. Somente em São Sebastião do Paraíso são oito os pedidos de candidatura a deputado, sendo cinco estadual e três a federal.

De acordo com o TRE/MG são 2.500 registros de candidaturas para disputar as 53 vagas para deputado federal, 77 para deputado estadual, uma para senador e uma para governador. O número é 5,1% maior que nas últimas eleições gerais, em 2.018, quando houve 2.374 candidaturas. O número está sujeito a alterações, em razão de mudanças nas chapas majoritárias e proporcionais, dentro dos prazos permitidos pela legislação.

Para deputado estadual são 1.382 candidatos, além de 1.071 para deputado federal. São nove os concorrentes ao Senado sendo cada um com dois suplentes, enquanto que para governador são 10 candidatos, cada um com uma vaga de vice.

Em São Sebastião do Paraíso foi verificada a existência de pelo menos oito candidaturas para vagas legislativas. Antônio Carlos Arantes (PL), Cláudio Santana da Mata (União Brasil), Dilma Aparecida de Oliveira (PSB), José Luiz das Graças (Republicanos) e Vânia Porto Mumic (Avante) disputam vagas para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Rêmolo Aloise (Avante), Teovaldo José Aparecido (PT) e Vinício José Scarano Pedroso (Cidadania) concorrem a 53 vagas na Câmara Federal.

No portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16), ainda constava também a candidatura do vereador Sérgio Aparecido Gomes (PSD) como candidato a deputado federal. No portal do Jornal do Sudoeste ao postarmos os candidatos seu nome foi incluído. No entanto Serginho em contato com a redação do "JS" explicou que ontem esteve no Cartório Eleitoral em São Sebastião do Paraíso onde apresentou sua desistência em concorrer nas eleições de 2 de outubro.

Cada pedido de registro de candidatura será analisado pelo TRE-MG, que vai verificar o cumprimento dos requisitos de elegibilidade e se há alguma causa de inelegibilidade. Esse julgamento dos pedidos deve ser concluído até o dia 12 de setembro, 20 dias antes da realização do 1º turno, que está marcado para 2 de outubro. Por esta razão todos os nomes dos candidatos aparecem no programa DivulgaCand da Justiça Eleitoral como aguardando julgamento.

O prazo é o mesmo para pedir a substituição de candidatas e candidatos nas chapas majoritárias e proporcionais. A substituição será possível em caso de renúncia, indeferimento, cancelamento, cassação do registro ou falecimento do titular. No caso de falecimento, a mudança poderá ser feita após o dia 12 de setembro. Vale ressaltar que todos os pedidos de substituição devem ser apresentados até 10 dias após o fato ou decisão judicial que a originou.

E se os partidos e federações não tiverem registrado o número total de candidaturas permitidas aos cargos de deputado federal (54) e estadual (78), poderão indicar candidatas e candidatos, em vagas remanescentes, até o dia 2 de setembro.

Os eleitores podem conhecer os candidatos acessando o sistema DivulgaCandContas, disponível no site do TRE. No perfil de cada pessoa, é possível verificar o número com o qual ela concorre; partido, federação ou coligação; dados pessoais, como grau de instrução e cor/raça; número do processo judicial que analisa o pedido de registro; bens declarados; e a movimentação de receitas e despesas da campanha.

Quatro pedidos de registro ao cargo de deputado estadual foram entregues ao TRE-MG nas últimas horas do prazo e as informações só devem ser disponibilizadas no Divulga Cand no dia 16 de agosto.

PERFIL
 Entre as 2.496 pessoas cujos dados já estavam inseridos no DivulgaCand na noite da segunda,15, 1.691 (67, 75%) são homens e 805 (32, 25%) são mulheres. A faixa etária com maior número de candidatos é de 50 a 54 anos, com 402 pessoas.

A maioria dos candidatos tem ensino superior completo: 1.267 (50,76%). Quanto à raça, 1.234 pessoas (49,44%) se declararam brancas e 1.222 (48,95%) se declararam pretas ou pardas. Há, ainda, 25 pessoas com raça não informada, nove identificadas como cor amarela e seis indígenas.

As estatísticas detalhadas sobre as candidatas e candidatos de Minas Gerais podem ser consultadas no sistema Estatísticas Eleitorais, do TSE. Basta acessar a aba "Candidaturas"; e, em seguida, "Perfil das candidaturas". Na página, é necessário mudar a abrangência para Minas Gerais, alterando os filtros de pesquisa na parte superior.