ESPAÇO SAÚDE

Quando a ansiedade necessita tratamento: Conheça o Transtorno de Ansiedade Generalizada

Por: Redação | Categoria: Saúde | 17-08-2022 00:10 | 476
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra - Foto: Arquivo

É comum as pessoas se sentirem ansiosas quando estão perante desafios, problemas ou indefinições em sua jornada. Porém a ansiedade comum não traz prejuízo significativo e só perdura durante um curto período de tempo, geralmente até a resolução do problema que a iniciou, além de ser contida e não trazer prejuízos a vida ou o dia a dia do(a) acometido(a).

Já o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é o nome da condição a qual a pessoa se sente nervosa ou preocupada em excesso e de forma constante em relação à suas atividades ou acontecimentos cotidianos, geralmente acompanhado de outros sintomas como cansaço, tensão muscular ou dificuldade de concentração e que pode provocar prejuízo na vida do indivíduo caso não seja tratada da forma correta e prontamente.

Estes sintomas são predominantes na maior parte do tempo, levando a prejuízo no bem estar e na realização de tarefas, impedindo ou atrapalhando o(a) paciente de ter satisfação nas suas atividades cotidianas, impactando o trabalho e tensionando sua família.

Curiosamente as mulheres têm o dobro de chances de apresentarem sintomas em relação aos homens, além de ser sabido que esta condição está presente em 3% dos adultos, vindo a aumentar de forma significativa com a pandemia do Covid-19 e seus subsequentes desafios, incertezas e perdas.

Essa ansiedade significativa pode oscilar durante a vida, aliviando ou agravando de acordo com o momento que a pessoa está em relação ao seu nível de estresse e satisfação pessoal, sendo os sintomas persistentes por muitos anos caso não tratados e com impacto direto na performance e habilidades.

É comum a preocupação gerada pela ansiedade ser oriunda de diferentes naturezas e observa-se muitas vezes a migração desta preocupação excessiva de um tema para o outro, notadamente em relação as responsabilidades como família, emprego, questões financeiras, afazeres e a incerteza do futuro próprio ou de pessoas conhecidas.

A sensação de ansiedade é predominante na maior parte dos dias, assim como a agitação e o cansaço. Acompanha normalmente uma importante dificuldade de sono e de concentração, além de ter a capacidade de afetar o apetite e aumentar a irritabilidade de quem está ansioso.

Para aliviar, indica-se a prática de exercícios, ioga e medicação, porém em muitos casos existe a necessidade de psicoterapia acompanhada de tratamento farmacológico específico, variando de pessoa para pessoa, como tratamento definitivo.

Por isso é importante que o(a) ansioso(a) seja avaliado criteriosamente para que o tratamento individual seja aplicado e o(a) acometido(a) tenha sucesso de forma duradoura e objetiva.

Para saber mais acesse no Instagram @drluiz gustavoguedes onde você irá encontrar informações sobre este e outros transtornos psiquiátricos, além de dicas importantes para contornar vários outros sintomas e situações.

Até a próxima aqui, na coluna Espaço Saúde do Jornal do Sudoeste.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446