DIA D

Paraíso terá ‘Dia D’ da vacinação contra poliomielite neste sábado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 18-08-2022 15:02 | 618
Paraíso terá ‘Dia D’ da vacinação contra poliomielite neste sábado
Paraíso terá ‘Dia D’ da vacinação contra poliomielite neste sábado Foto: Divulgação

São Sebastião do Paraíso realizará neste sábado,20 de agosto o "Dia D" da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Multivacinação. Serão imunizadas crianças contra a Poliomielite, além de adolescentes até 14 anos, que estão com o cartão em atraso e deverão atualizá-lo. A vacinação se estende até o dia 9 de setembro, no Posto de Puericultura.

Neste sábado,20 a vacinação acontecerá no Posto de Puericultura, localizado Rua Gedor Silveira, Centro, das 8h às 17h. Pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e adolescentes apresentando o cartão de vacina e cartão nacional do SUS. A vacinação será nos seguintes dias e horários: segunda e quinta-feira, das 8h às 18h30, na terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 15h30.

A vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é destinada a crianças menores de 5 anos. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação da vacina é considerada fator fundamental para a manutenção da erradicação da paralisia infantil. Trata-se de uma doença infecciosa viral. A transmissão ocorre por meio das fezes e por via oral, de pessoa para pessoa. Para a prevenção, é preciso manter mais de 95% da população infantil vacinada.

Além da pólio serão ofertadas as doses para a multivacinação. São elas Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.