Uma noite de festa e comemoração marcou na noite de sexta-feira,26, a reinauguração da Escola Municipal Campos Amaral. As festividades tiveram início às 19 horas com a presença de autoridades, dirigentes, professores, alunos e a população em geral que acompanharam várias apresentações que foram programadas.
Após a nomeação das autoridades que ocuparam lugar de destaque no espaço organizado para a realização do evento, a solenidade foi iniciada. O ex-aluno e atual prefeito Marcelo Morais; o vice-prefeito, Daniel Tales de Oliveira, acompanhados de suas respectivas esposas foram anunciados. Também estavam presentes o presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro e vereadores representado o Legislativo, a diretora da 35ª Superintendência Regional de Ensino, Maisa Claudia de Mello Barreto; o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira; a diretora da E.M. Campos Amaral, Elainy Cristina dos Santos Lisboa e as vice-diretoras, Lúcia Helena Guimarães Pereira e Noely Aparecida do Nascimento.
Integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico também ganharam lugar de destaque, juntamente com ex-diretoras e professoras que lecionaram na escola. No início da solenidade, alunos cantaram o Hino Nacional. Em seguida os professores Maycom Priorato e Vanessa Takahashi, juntamente com compositor e professor Marcos Evangelista Silva cantaram o hino em homenagem ao estabelecimento. Várias apresentações musicais se sucederam durante o evento. A ex-aluna Francisca Eustáquio, contou um breve histórico sobre a vida de Campos do Amaral, que foi diretor e emprestou seu nome à escola.
O prefeito Marcelo Morais e o secretário Lucas Cândido receberam homenagem do ex-aluno e ex-professor da escola José Carlos Miranda. Foi apresentado um poema que será colocado na nova cápsula do tempo em setembro, quando será comemorado o aniversário da escola. Recordando a parceria de quando a Escola Campos Amaral pertencia a Rede Estadual de Ensino e enfatizando as parcerias, o prefeito Marcelo Morais homenageou a diretora da 35ª SRE, Maísa Barreto.
Também foram destacados ex-alunos que fazem parte da história de mais de 100 anos de história do Campos do Amaral. Adriano Rosa da Silva, foi aluno e representou sua mãe Rosa Tereza da Silva, também foi agraciada a aluna Aparecida Jacinta da Silva que se formou no 4º ano em dezembro de 1.949 e atualmente reside em Brasília. Ela fez o lançamento de seu livro durante o evento nas dependências da escola.
Houve homenagem aos ex-diretores e seus representantes. Entre as personalidades que fizeram uso da palavra a atual diretora, Elainy Lisboa destacou a importância do Campos Amaral na comunidade, suas conquistas e representação. O aluno Philipe Lattaro Pedroso homenageou o presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro em nome dos demais vereadores. “A palavra chave como foi dito é união”, declarou.
O vice-prefeito Daniel Tales e o prefeito Marcelo Morais receberam homenagens em agradecimento pelo empenho e dedicação na recuperação da escola. Na oportunidade foram listadas obras e investimentos feitos pela administração. “Tem muita coisa para acontecer, nem começamos. Quero ressaltar a parceria com a Câmara”. O prefeito pediu ainda fosse exibido um vídeo onde foi contada a história da escola que recebeu investimento de R$ 2 milhões. Após a homenagem do prefeito foi realizada a benção das instalações pelo padre Marcelo Nascimento dos Santos. Em seguida houve o corte da fita de descerramento da placa e acendimento da iluminação do prédio. Pessoas presentes foram convidadas a conhecer as instalações e comemorou a entrega da obra.