Entre os dias 23 e 25 de agosto foi realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF) o 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias. Participaram do encontro o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, Fernando Montans Alvarenga e o superintendente, Jean Marco do Patrocínio e o gerente comercial, Guilherme Machado. O evento foi uma oportunidade para os dirigentes hospitalares debaterem temas relevantes da área, compartilhar as principais tendências para o setor e conectar empresas com o ecossistema de saúde do Brasil.
O tema central do Congresso foi “Conectar e inovar para assegurar o futuro da saúde”. Na ocasião, estavam presentes a presidente e o superintendente da Federassantas, Kátia Rocha e Adelziso Vidal, que representaram e deram voz as entidades filantrópicas do estado de Minas Gerais. Durante os três dias de evento, aconteceram palestras e seminários sobre Saúde Suplementar, Experiências Exitosas em Negociação, Estratégias de Sustentabilidade, Formas de Financiamento da Assistência no SUS, entre outras. Além disso, o Congresso possui uma ampla repercussão nacional e contou com a presença de integrantes do Ministério da Saúde.
Conforme os dirigentes da Santa Casa de Paraíso o congresso pode ser definido como uma ótima oportunidade para evidenciar a força e importância dos Hospitais Filantrópicos em todo o Brasil. Salienta-se que entre os assuntos debatidos constam questões como as novas legislações, experiências que incentivam a sustentabilidade das instituições filantrópicas e a construção de soluções para a saúde pública. Segundo Fernando Alvarenga “é um evento que tem o apoio e presença do Ministério da Saúde além de uma ampla repercussão nacional, importante para conectar empresas com o ecossistema de saúde do Brasil”, descreve.
Durante os três dias do encontro assim como as palestras, foi realizada a Plenária do Congresso. Além de debater temas essenciais, os participantes também puderam compartilhar as principais tendências para o setor, contando com o especialista e palestrantes nacionais e internacionais.
A feira de negócios foi outra importante iniciativa com a apresentação de soluções para o setor, interligando as empresas aos gestores tomadores de decisão dos hospitais, entidades e parlamentares.