PROTESTO

Profissionais em Enfermagem protestam contra suspensão de piso salarial

Por: Nelson Duarte | Categoria: Brasil | 06-09-2022 16:01 | 1919
Foto: Reprodução

Profissionais que trabalham em Enfermagem em São Sebastião do Paraíso fizeram ato público nesta terça-feira (6/9), em protesto à decisão do ministro Luís Roberto Barroso do STF, que suspendeu o piso salarial para a categoria, promulgado em agosto.

Manifestantes se reuniram na Praça Comendador José Honório por volta das 13h00. Destacaram tratar-se de manifestação pacífica contra o Supremo Tribunal Federal e o ministro. Vestidos de preto, percorreram vias públicas em direção à Santa Casa, com apitaço e gritos de “fora Barroso”.

De acordo com o texto promulgado, a remuneração mínima de enfermeiros deverá ser fixada em R$ 4.750,00. Técnicos em enfermagem devem receber 70% deste valor e 50% auxiliares e parteiras, válida para todo o país.

O piso foi proposto pelo senador Fabiano Contarato em 12 de maio de 2020 (Dia Internacional da Enfermagem). No Senado foi aprovado por unanimidade e na Câmara Federal por 97,3% dos deputados. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 4 de agosto.

A decisão do ministro Barroso em suspender a lei que define o piso salarial para a categoria, atendeu pedido judicial da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços, sob alegação de haver risco de demissões em massa, de vez que o setor privado não teria como arcar com os valores estabelecidos.

Em Belo Horizonte, trabalhadores na área de saúde se manifestaram em frente à Praça da Assembleia Legislativa. Reivindicaram a derrubada da decisão do ministro Barroso, aumento de salários e melhores condições de trabalho.