MORTE COVID-19

Paraíso registra mais uma morte por covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 12-09-2022 17:05 | 1102
Foto: Reprodução

O Município de São Sebastião do Paraíso registrou, no sábado, 10 de setembro, mais uma morte provocada por complicações da covid-19. Ainda assim conforme informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) os casos tanto de confirmações e de óbitos registrados em funções desta doença vêm registrando queda. Ainda assim são registradas divergências nos números apresentados pelo Estado e também pelos municípios devido a lentidão da atualização do sistema.

Paraíso estava há 26 dias sem registro de ocorrência de morte por coronavírus. O último óbito motivado por covid havia sido registrado em 14 de agosto. Sobre o deste sábado não foram divulgados detalhes sobre a vítima, em relação a idade, sexo e se havia comorbidades.

Com este, sobe para 42 os casos de falecimentos por covid registrados neste ano no município. Em 2021 foram 50 casos e a expectativa é de que em 2022 devido ao avanço da vacinação e a maioria da população ter se imunizado o indicador seja menor. Desde o início da pandemia já são 326 as vítimas fatais do coronavírus na cidade.

Outra informação anunciada no sábado é de que foi registrado naquele dia mais um caso positivo da doença. Havia apenas uma pessoa internada em leito clínico e a unidade de tratamento intensiva destinada a esta enfermidade estava vazia. O município paraisense vem confirmando a tendência de novos casos, internações e até óbito por covid em Minas Gerais.

Ainda de acordo com a SES/MG na região Passos que atende maior número de municípios da região estava com 27.471 registros de covid, sendo 394 mortes. Já em Guaxupé, 16.178, com 190 falecimentos. De Paraíso a Secretaria diz que são 13.908 e 321 mortes.

DIFERENTES
Os números de casos e mortes divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que são divulgados pelos boletins dos municípios.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h00 do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela Secretaria, podem ocorrer, tanto em relação a casos quanto a mortes confirmadas.