ESPAÇO SAÚDE

Dez medidas simples para melhorar a sua saúde mental

Por: Redação | Categoria: Saúde | 14-09-2022 04:10 | 733
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra - Foto: Arquivo

Se você acredita que precisa dar um empurrão na sua saúde mental, mas ainda não está preparado para buscar ajuda profissional, seguem aqui algumas dicas básicas que podem lhe ajudar bastante. Confira:

1-  Procure se preocupar menos com as coisas que você não pode resolver, foque nos problemas que estão ao seu alcance e que quando resolvidos lhe trarão satisfação e tranquilidade.

2 - Viva a SUA vida, e evite cobiçar a vida aparentemente perfeita de outros nas redes sociais, pois elas quase sempre não são o que parecem ser. Lembre-se que as aparências enganam e que devemos ser gratos por quem somos e pelo que temos.

3- Pratique exercícios físicos! Estes podem variar entre uma simples caminhada no parque ou na praça, até esportes que demandam mais energia e que lhe tragam satisfação. Mais importante, pratique regularmente aquela atividade que lhe agrada e lhe dá prazer.

4- Ouça música sempre que possível! A música, assim como os exercícios, liberam neurotransmissores que aliviam o estresse e a ansiedade, melhoram o humor. Escolha a música ou o(a) artista que combina com você e cante junto sempre que possível.

5- Procure se alimentar de forma equilibrada e sem muito exagero, ingerindo frutas, legumes e verduras. Porém coma o que você gosta sempre que possível e na medida da sua restrição alimentar orientada pelo profissional. O alimento é fonte de prazer e satisfação.

6- Tenha amigos(as) e encontre com eles(as) quando a oportunidade se apresentar. Uma boa conversa e algumas risadas só lhe farão bem. Marque também planos de fazer algo diferente, pois a programação e a expectativa podem ser prazerosas e motivadoras. Novas boas experiências são positivas para um casal, família ou grupo de amigos.

7- Evite dormir pouco, evite também telas ou programas de televisão que lhe tragam tensão, em especial no período noturno.

8- Evite fazer uso de substâncias como o cigarro e o álcool. E se já usar, procure reduzir até cessar completamente. Apesar do álcool ser considerado como uma substância que relaxa após o consumo, seu uso pode trazer prejuízos imediatos e a longo prazo.

9- Beba água ou sucos quando possível, mantenha-se hidratado(a). Dê preferência por tudo que seja natural.

10- Use seus dias de folga para descansar sempre que possível, lembrando que o descanso não é ficar deitado no sofá, mas sim realizar atividades prazerosas com quem você tem próximo, como sua família e amigos.

Para mais dicas siga minha página @drluizgustavo guedes no Instagram e acompanhe esta coluna Espaço Saúde aqui no Jornal do Sudoeste. Até a próxima.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446