• Dos Leitores •

Amar e ser amado

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 18-09-2022 09:01 | 4651
Foto: Arquivo

Quem ama confia, se não deu certo, paciência. O tempo cicatriza as feridas que a ilusão abriu. Dê nova chance ao seu coração, amanhã você pode vir a encontrar alguém e ser feliz novamente. Quem mais precisa de você é você mesmo. Ame-se para viver e viva para amar. Só o amor constrói.

A vida afetiva é um palco iluminado e você comanda o espetáculo. O amor nasceu para viver em dois corações não apenas em um. Ele é forte e frágil, assim como um barco à deriva no oceano, se não remarmos juntos naufragamos. Não se culpe por algo que não deu certo, foi um sonho bom enquanto durou, valeu a pena, você viveu.

Mesmo que desafetos insistam em ofuscar o brilho dos teus olhos, não permita que a luz que emana do teu coração amigo e fraterno apague-se. Tropeços acontecem, erguer-se é o que realmente importa. Problemas são para serem vencidos, não para nos vencer. Adaptar-se a uma nova realidade é questão de tempo. Em algumas situações chorar faz bem e alivia o coração, às vezes consola. Não perca tempo com o que para os outros é drama.

Não estou aconselhando que faça pouco! Se não deu certo, paciência. Não estou dizendo que é fácil, mas é possível. Perdoe-se, o perdão cura, liberta. Só quem conhece a beleza do perdão é capaz de julgar o semelhante. Uma coisa é questionar, a outra é saber se tem algum benefício. A ingratidão é uma prova difícil.

Ninguém aceita o que não compreende. Lamentar-se aumenta e não absolve a crise. Agradeça! Servir é um privilégio. Errou, conserte, faça por si e pela família.  O amor pelo semelhante é um cultivo continuo. Toda pessoa é responsável pelas escolhas que fizer. Ao abandonar-se, abre mão da sua maior fortuna, a sua saúde! O futuro promissor, o lar, a família, e o que foi vivenciado durante anos, perdem o significado. Sobreviver a esmo é uma das mais dolorosas das provações da espécie humana.

Se não sabe para onde vai nenhum vento lhe será favorável. Mesmo que disfarce e é difícil transparecer, carrega o arrependimento no coração. Do que adianta se fazer de vítima quando na verdade está cheio de remorso e preocupação!

Não podemos controlar o pensamento dos outros. Não peça o que ele não tem para oferecer. Quem corre atrás cansa e não alcança. O tempo perdido não tem retorno.

É vida que segue. O que não se pode perder é a esperança de dias melhores. A indiferença toca nas profundezas da alma, mexe com os princípios e valores, aflora o ego. O orgulho faz com que alguns insistam em amenizar situações absurdas causadas por atitudes infelizes dos outros. Estupidez é não confiar e continuar acreditando.

A decisão é sua, as consequências também! Faça um diálogo mental com Deus, em oração, e agradeça!

Servir é privilégio de poucos. Não estamos preparados pra nada até acontecer. Quando brincam com nossos sentimentos surge no peito uma força nova muito forte de provar a si mesmo que se é capaz.

Amar a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo é o passaporte para a vida eterna.

Laércio Felício da Silva

Membro Efetivo  da Academia Paraisense de Cultura