Heloisa Dias dos Santos Andrades, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Napoleão Volpe, de São Sebastião do Paraíso, teve a sua redação selecionada para o curso promovido pela EPTV, o “EPTV na Escola”. Na região do Sul de Minas, a 23ª edição do concurso de redações selecionou 40 trabalhos de estudantes sobre o tema: "Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”. Num total, alunos em 109 municípios participaram do projeto.
A professora de Língua Portuguesa, Cristina Maria de Oliveira, avalia que o trabalho é importante para estimular os alunos quanto à leitura e produção de textos. “O concurso é realizado todos os anos e estamos sempre trabalhando com o aluno a produção desses textos. Quando foi lançado o tema, realizamos as discussões em sala de aula, pesquisamos, escrevemos e reescrevemos esses textos, até selecionamos duas redações que foram enviadas”, destaca.
Para Cristina, ter o trabalho de um aluno, num universo de mais de mil redações, selecionado para a próxima etapa do concurso é gratificante, uma vez que mostra que o trabalho realizado em sala de aula tem dado frutos. É o que ressalta também a diretora Roselaine Medeiros: “É um orgulho muito grande para nós e que nos gratifica muito ver o empenho de toda a equipe em receber esse reconhecimento”, diz.
Para a aluna Heloisa Dias, também é motivo de alegria. “Eu não gostava muito de escrever, mas esse trabalho tem me incentivado bastante a produzir textos. Busquei abordar na minha redação a minha vivência. O mundo virtual acaba sendo uma forma de socialização, principalmente para as pessoas que têm mais dificuldade de fazer amizade ou são mais tímidas”, finaliza.
O secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, ressalta que receber a notícia que uma aluna de São Sebastião do Paraíso foi classificada para a semifinal foi um motivo de grande orgulho dos discentes, pois todos os selecionados são capazes e desenvolveram um excelente trabalho.
“Quando li que a classificada era da Escola Municipal Napoleão Volpe fiquei, particularmente, muito feliz, pois não deixa de representar o nosso trabalho da rede e a qualidade do ensino público municipal. Temos trabalhado fazendo o nosso melhor para o desenvolvimento educacional dos nossos alunos e já consideramos vitoriosos por chegar na fase a qual chegamos”, completa. (Secom Pref. SSP)