ELEIÇÕES 2022

Justiça Eleitoral inicia preparação das 207 urnas eletrônicas neste domingo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 24-09-2022 13:18 | 591
Justiça Eleitoral reforça tese e prática da confiabilidade das urnas eletrônicas nas eleições
Justiça Eleitoral reforça tese e prática da confiabilidade das urnas eletrônicas nas eleições Foto: Divulgação

As 207 urnas eletrônicas que serão utilizadas na 260ª Zona Eleitoral de São Sebastião do Paraíso nas Eleições 2022, começam a ser preparadas neste domingo,25, para o 1º turno das Eleições 2022, que acontecerá no dia 2 de outubro.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, servidoras e servidores das 304 zonas eleitorais do estado já iniciaram os trabalhos nesta atividade, essencial para garantir que os mais de 16 milhões de mineiros possam exercer o direito ao voto. O trabalho também conta com o apoio de servidores cedidos por outros órgãos públicos.

Segundo o TRE/MG as 55.453 urnas que serão utilizadas nas Eleições deste ano no estado já começaram a ser preparadas. Durante o procedimento de carga, as urnas recebem o sistema de votação, dados de todos os candidatos e das eleitoras e eleitores. Também é inserida a mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.

Após a carga, são feitos testes de funcionamento com avaliação dos acessórios como teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É mais uma etapa para checar que tudo está funcionando corretamente. Por último, as urnas recebem oito lacres. São eles que garantem que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação.

Na sede da 260ª Zona Eleitoral com sede em São Sebastião do Paraíso serão utilizadas 207 urnas, além de um contingente de reserva para eventuais necessidades de substituição dos aparelhos. Somente em Paraíso são 144 seções sendo destinado um equipamento para cada. Nas cidades da região que pertencem a zona eleitoral local serão utilizadas 27 urnas em Itamogi, 19 em Jacuí, além de 17 em São Tomás de Aquino.

O trabalho de efetivação de carga acontecerá a partir das 8 horas, no domingo,25, em Paraíso. O trabalho é coordenado pelo chefe do Cartório Eleitoral, Danilo Nascimento Borges e equipe. A juíza eleitoral Elisandra Alice Santos Camilo também acompanhará as ações. O procedimento é aberto ao público e também recebe a avaliação de representantes do Ministério Público, partidos políticos entre outras pessoas e órgãos que são convidadas a testemunhar o trabalho realizado.

Todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas em Minas Gerais ficam armazenadas em locais com vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição.

No dia da eleição, em cada seção eleitoral, todos os lacres são verificados pelos mesários antes do início da votação. Se algum deles estiver danificado ou violado, a urna é substituída por uma de reserva, que também passou pelo mesmo processo de preparação. Antes do início da votação é emitido o boletim de urna chamado "Zeréssima" que atesta que o aparelho não contém nenhum voto. Ao término da votação às 17 horas do dia da eleição também é emitido outro boletim informando quais candidatos foram votados e quantos votos cada um recebeu em todos os cargos.

ELEITORES
Na 260ª ZE nas eleições de 2018 eram 72.178 eleitores aptos a votar número que agora passou para 72.753 pessoas. Em Paraíso no último pleito eram 50.334 votantes e que atualmente são 51.088. Já o colégio eleitoral de Itamogi que há quatro anos era de 6.500 eleitores aumentou agora para 9.338. Em São Tomás de Aquino a alteração é bem pequena passando de 5.904 no pleito anterior para 5.907 no atual. Em Jacuí a Justiça considera apto a vota 6.420 eleitores.