ESPAÇO SAÚDE

Como combater a depressão por meio da atividade física

Por: Redação | Categoria: Saúde | 28-09-2022 04:30 | 709
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra - Foto: Arquivo

O Transtorno Depressivo é uma doença do humor, séria e que pode atingir pessoas em qualquer idade, independente do status social, da existência ou não de problemas atuais, e até mesmo acometer aqueles que acreditam que sua vida está perfeita e não lhes faltam nada.

Quem sofre de depressão sabe bem o que é carregar sentimentos de tristeza, perda da energia, desmotivação, irritabilidade, alterações no sono, no apetite, dificuldade de se concentrar e focar em tarefas mais complexas, sintomas tais que podem levar à dificuldades no aspecto social, familiar, no trabalho ou financeira.

Estes sintomas podem também causar alucinações como vozes, vultos e terminalmente levar ao suicídio caso o(a) acometido(a) não seja tratado(a) a tempo.

Além disso, eles podem aparecer em outras doenças, como no Transtorno Bipolar, na Esquizofrenia, Alcoolismo, uso de drogas e até mesmo em doenças físicas como no Hipotireoidismo, doenças cardiovasculares, nas demências, neoplasias e em várias outras patologias.

O sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física regular, é um fator de risco modificável para depressão, além de que sabe-se que a atividade física regular e estruturada reduz os sintomas em quem já sofre de desta doença.

Um estudo publicado no Jornal Americano de Psiquiatria em 2018 evidenciou que a atividade física, mesmo abaixo do recomendado semanal, pode oferecer proteção contra os sintomas depressivos.

Uma série de fatores foram levantados e entre os principais estão: melhora dos níveis de hormônios e substâncias antioxidantes, diminuição de substâncias inflamatórias no corpo, melhora da autoestima e sensação de bem-estar.

Tais benefícios contribuem para uma resposta positiva aos sintomas da depressão, sendo importantes para o tratamento isoladamente ou em conjunto com outras abordagens terapêuticas, como medicação e terapia.

Portanto, para evitar ou combater sintomas depressivos, além das outras medidas quinzenalmente publicadas nesta coluna, realize a atividade física que goste, de forma rotineira e isto irá te ajudar não só no tratamento e/ou prevenção da depressão, mas também atenuar a ansiedade e aumentar a sensação de bem estar.

Caso esteja se sentindo desmotivado(a), triste ou com outro sintoma que lembre depressão, procure o serviço de saúde mental ou converse com seu Psiquiatra para que você inicie seu tratamento associado com outras medidas e volte a se sentir bem.

Por hoje é só e iremos nos encontrar novamente na próxima edição da coluna Espaço Saúde aqui no Jornal do Sudoeste. Não esqueça de seguir minha página no Instagram @drluizgustavo guedes para outras dicas sobre Psiquiatria e saúde mental.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446