O professor de Língua Portuguesa do 6° e 8° ano do Colégio Paula Frassinetti, Vinícius Machado Miranda, publicou o seu livro Educar para Libertar: a prática social no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. O título foi inspirado em concepções de língua e de educação que perpassam vertentes socioculturais e interacionistas, de mãos dadas com abordagens freirianas e bakhtinianas.
A obra, publicada pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, propõe comprovar a importância do diálogo entre a sala de aula e seu entorno, trabalhando com a ideia de que os processos de ensino e aprendizagem são exercidos em maior potencial quando inseridos nas realidades sociais de educandos e educadores. “O professor em seu fazer cotidiano, exerce um papel de mediador entre o universo escolar e o mundo no qual ele está inserido”, afirma Miranda.
O aluno de mestrado Pos-Letras também registra que quando recebeu o convite da professora Dra. Ada Brasileiro, idealizadora e coordenadora do projeto, ficou impactado, pois logo no início do mestrado ele já teria contato com uma obra dessa natureza. “No início eu não tinha noção de como ela poderia impactar de alguma forma o universo escola e além disso, junto comigo, estão outros autores, o que fez desta obra ser tecida com muitas mãos trabalhando juntas.”
Para saber mais sobre o livro Educar para Libertar: a prática social no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, poderá ser acessado o site:
https://issuu.com/farrelkau tely/docs/educar_para_libertar_a_pr_tica_social_no_ensino_e