Forças de Segurança de Minas Gerais com policiais do 43º Batalhão da Polícia Militar, a 18ª Companhia de Meio Ambiente, 18ª Companhia de Polícia Rodoviária realizam na região a Operação Divisa Integrada com mobilização e ponto base entre os municípios de São Tomás de Aquino (MG) e Itirapuã (SP).
O trabalho conta com uma aeronave da 6ª Brave - Base Regional de Aviação de Minas Gerais, que utiliza um helicóptero Pegasus para o monitoramento de área. A mobilização conta também com policiais e viaturas paulistas do 15º Batalhão da Polícia Militar de Franca (SP).
A operação integrada tem por objetivo coibir a criminalidade em cidades localizadas nas divisas entre os dois estados. Durante a ação são fiscalizados veículos de passeio, ônibus, veículos de cargas e motos. A iniciativa também tem o intuito de encontrar pessoas em débito com justiça e prática de atividades ilícitas como roubos, furtos, tráfico de drogas, contrabando e outros.
Ainda na região policiais do 43 Batalhão da Polícia Militar realizaram operações nas áreas de divisa com estado paulista entre os municípios de Monte Santo de Minas e Itamogi. Na noite de quinta-feira,29, viaturas e a aeronave realizaram formatura a partir do estacionamento do Santuário de Santa Rita, em Cássia e saíram em deslocamento pela cidade e região.
O balanço com o resultado da operação e detalhes sobre a quantidade de abordagens, prisões, materiais apreendidos será divulgado após o término dos trabalhos. A expectativa é de que as ações conjuntas prossigam ao longo deste final de semana. Não está descartada a incursão de policiais, viaturas com o apoio da aeronave em municípios da região, principalmente com operações na zona rural.
INTELIGÊNCIA
A atuação integrada da Polícia Militar no sistema de Defesa Social ocorre por intermédio das ferramentas como o Colegiado de Defesa Social, integração territorial em Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). Também é utilizado o emprego da metodologia de Integração da Gestão de Segurança Pública - IGESP e através do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) e o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD).
As ações fazem parte de um conjunto de operações, orientadas pela atividade de Inteligência Policial Militar, desenvolvidas pelo comando da instituição e direcionadas ao combate qualificado dos crimes de homicídios no território mineiro e outras áreas.
O trabalho visa ainda proporcionar a prisão de criminosos de alta periculosidade, procurados pela Justiça Mineira por envolvimento com crimes violentos, em destaque os crimes de homicídios, ataques a instituições financeiras além do combate ao tráfico de drogas.