ESPAÇO SAÚDE

O que é a Síndrome Metabólica?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 05-10-2022 02:53 | 516
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

Síndrome metabólica é um grupo de condições clínicas relacionadas à obesidade, gordura abdominal, hipertensão arterial, resistência à insulina, dislipidemia e estado pró-inflamatório. Em conjunto, elas levam ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Essas condições clínicas se originam de um desequilíbrio entre uso e armazenamento de energia no corpo, que está relacionado principalmente a um estilo de vida sedentário, com altos níveis de estresse, dieta inadequada e fatores genéticos, o que impacta diretamente na qualidade de vida e longevidade saudável.

Como tratar?
Uma das intervenções mais efetivas para combater os efeitos da síndrome metabólica, demonstrada por estudos, é a mudança do estilo de vida. Em alguns casos, outros tratamentos podem ser considerados para agir em cada fator de risco separadamente ou visando múltiplos alvos simultaneamente.

Atualmente, substâncias com atividade probiótica, que possuem ação na regulação da microbiota intestinal, e os fitoquímicos têm ganhado a atenção no tratamento da síndrome metabólica. Seus principais benefícios são os efeitos preventivos e terapêuticos, a segurança em seu uso e a possível diminuição de efeitos colaterais, em comparação a outros medicamentos.

Alguns exemplos de ativos indicados para combater os efeitos da síndrome metabólica são:

Akkermansia muciniphila é uma bactéria mucolítica importante para integridade da mucosa intestinal. Em um estudo pré-clínico, o tratamento oral com A. muciniphila diminuiu a resistência à insulina e os níveis de endotoxinas circulantes em camundongos obesos em dieta hiperlipídica.

Okralk é obtido por meio do fruto do Abelmoschus esculentus, também conhecido como okra ou quiabo. Possui uma fórmula patenteada composta por pectina da okra, inulina e ácido cítrico, que irão atuar de forma sinérgica na redução da absorção da gordura presente nos alimentos.

Existem evidências de que o chá preto e seus componentes (principalmente flavonoides, entre eles a teaflavina) contribuem para a saúde cardiovascular. Pesquisadores recrutaram consumidores regulares e não consumidores de chá preto entre 35 e 75 anos e monitoraram seu peso corporal e circunferência abdominal. Após 3 meses, observaram redução desses parâmetros entre os consumidores de chá.

Evidências sugerem que o ácido lipoico promove benefícios em um vasto espectro de condições por seu potencial antioxidante, entre elas as complicações relacionadas ao diabetes. Possui mecanismo de ação semelhante ao de fármacos como metformina e potencial de modular moléculas-chave para o balanço energético do corpo, contribuindo em nível sistêmico para a melhora de componentes da síndrome metabólica.

O Resveratrol, é um polife-nol encontrado na casca e nas sementes de uvas, amoras e mirtilo. Apresenta benefícios nas alterações provocadas pela síndrome metabólica, tais como melhora da homeostase glicêmica e lipídica, redução do índice de massa corporal e circunferência abdominal, melhora da pressão arterial, diminuição da inflamação e redução do estresse oxidativo.

O Morosil, é um extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas Moro, cultivadas exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). Essa laranja se destaca por sua excelente ação antioxidante e elevada concentração de vitamina C, flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos. Contribui para uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos pela diminuição do acúmulo de lipídios e aumento da sensibilidade à insulina.

A deficiência de vitamina D está associada à redução da sensibilidade à insulina e ao aumento do risco de desenvolver a síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2. Essa vitamina tem efeito na secreção pancreática de insulina e na sensibilidade à ação desse hormônio. Estudos mostram que, em pacientes com deficiência de vitamina D, a suplementação melhorou o tratamento de resistência à insulina e os níveis de glicemia.

Dentre outras inúmeras substâncias. Mas sempre lembrando que seu médico de confiança deve ser consultado para a melhor opção de tratamento para você. Se cuide.

Dra Leticia de Oliveira - Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais: 
@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais

Telefones:
(35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084