OBMEP

Mais de 300 alunos fazem prova da 2ª fase da OBMEP em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 07-10-2022 16:02 | 1544
Prova de Matemática será realizada hoje a tarde na segunda fase da Olimpíada
Prova de Matemática será realizada hoje a tarde na segunda fase da Olimpíada Foto: Divulgação

As provas da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão realizadas neste sábado,8, às 14h30 (horário de Brasília), em todo o país. Mais de 900 mil alunos classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova e concorrer às premiações da maior olimpíada científica do Brasil. Em São Sebastião do Paraíso são 312 estudantes habilitados para a prova.

A avaliação é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A OBMEP classificou alunos de escolas públicas e particulares pela realização da primeira fase da competição, em 7 de junho, da qual participaram mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

De São Sebastião do Paraíso participam nos três níveis dos exames estudantes da rede particular e pública. Entre os 312 classificados para esta etapa a Escola Estadual Paraisense com 50 inscritos é a que possui maior número de participantes. Serão avaliados alunos que frequentam escolas da rede particular, além da das escolas estaduais e municipais. Conforme levantamento realizado pelo Jornal do Sudoeste junto a OBMEP são 19 estabelecimentos escolares da cidade participantes. Seis escolas são da rede particular, oito estaduais e cinco municipais.

A segunda fase da OBMEP consiste em uma prova composta por seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A organização da OBMEP recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de prova, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), além de materiais como lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano, sendo distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.775 medalhas de prata e 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas, de acordo com a instituição.