INVASÃO

Igreja é invadida no Paraná: quase 30 imagens foram quebradas

Por: Redação | Categoria: Polícia | 11-10-2022 17:27 | 3555
Foto: Reprodução Rede Sociais

Uma igreja católica foi invadida segunda-feira (10/1) em São Mateus do Sul, Estado do Paraná. Segundo informações, aproximadamente 30 imagens sacras foram quebradas, dentre elas uma de Nossa Senhora das Graças, que é centenária, e de valor histórico para aquela cidade.

Padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário da Igreja Matriz, disse que segundo registros, a imagem de Nossa Senhora das Graças “estava na comunidade desde a capela erguida no início da cidade”. Imagens de Jesus, outras de Nossa Senhora e de santos também foram quebradas.

Dom Walter Jorge, bispo da Diocese de União da Vitória em nota oficial lamentou o ato de vandalismo e intolerância religiosa. “Ainda não temos pista de quem possa ter feito um ato tão triste e desumano, que atinge a fé e o coração de milhares de pessoas. Confiamos em Deus e esperamos que tal pessoa possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais”, salienta o bispo.

Prosseguindo, Dom Walter afirma: “Apesar de nossa profunda tristeza pelo ocorrido, nossa fé cristã nos faz ver além, pois somos inspirados pelo Mestre Divino, Jesus Cristo, que venceu o mal em sua raiz ao não reagir com ódio nem mesmo diante da morte, que morreu perdoando e pedindo ao Pai o perdão por aqueles que o mataram. Ele sabia e nos ensinou que o único caminho para vencer as forças diabólicas que nos incitam ao ódio é por meio de um amor que vai além às últimas consequências”.

“Como bispo dessa porção do povo de Deus, especialmente daqueles que moram em São Mateus do Sul, exorto a todos a que não se deixem mover por outros sentimentos que não aqueles a que são chamados os discípulos verdadeiros de Jesus Cristo. Que não permitam, em hipótese alguma, serem arrastados pelas fáceis interpretações que visam semear, discórdia, divisão entre nós. Apesar da profunda consternação que nos causa a quebra de nossas preciosas imagens religiosas, é preciso que todos saibam que não podem quebrar tão facilmente a unidade a união entre nós”.

O delegado Sérgio Alves, de São Mateus do Sul que está conduzindo as investigações, disse que estão sendo analisadas imagens de alguns estabelecimentos comerciais próximos à igreja. Justifica que apesar de haver câmeras na parte externa da matriz, “elas são de pouca qualidade”.

De acordo com a Polícia Militar do 27.º Batalhão de São Mateus do Sul, há alguns suspeitos, e diligências estão em andamento para apurar a autoria.

 

 

 

A Polícia Civil investiga uma invasão na Igreja Matriz de São Mateus do Sul, na região sul do Paraná. Segundo registro da igreja, no local, quase 30 imagens sacras foram quebradas, e nada foi levado.

Entre as peças quebradas, segundo o padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário paroquial, está uma imagem centenária de Nossa Senhora das Graças que tem significado também histórico para a cidade.

Conforme o padre, a santa está com a comunidade desde a antiga capela, que fez parte da formação do município. Além dela, também foram quebradas imagens de santos, de Jesus e de outras aparições de Nossa Senhora.

O padre informou que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) do caso, e a Polícia Civil analisa as imagens de câmeras de segurança do pátio da igreja e de comércios vizinhos.

Após a ação, não foram encontrados pedras ou martelos no local, o que segundo a comunidade leva à suspeita de que alguém tenha subido no altar e derrubado as peças.

Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido identificado.