ELEIÇÕES 2022

Marcelo diz que haverá transporte público para o segundo turno das eleições

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 19-10-2022 09:18 | 812
Diferente do que ocorre diariamente, serviço deverá ser oferecido com ônibus escolares em 30 de outubro
Diferente do que ocorre diariamente, serviço deverá ser oferecido com ônibus escolares em 30 de outubro Foto: Roberto Nogueira

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais confirmou que o transporte público coletivo estará em funcionamento na cidade para o uso da população, no segundo turno das eleições. “Estamos avaliando qual a melhor forma de fazer este atendimento”, adiantou. A medida vem ao encontro com decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou ontem prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.

Desde o início da pandemia em 2020 e com a baixa procura de usuários pagantes que o serviço de transporte coletivo público foi interrompido em São Sebastião do Paraíso. Apesar de remodelado em 2020 e com algumas mudanças ocorridas ano passado, o atendimento aos sábados é restrito e aos domingos e feriados inexistente.

No dia da votação no primeiro turno, em 2 de outubro, eleitores que precisaram sair de suas casas para irem votar, muitas vezes em seções eleitorais distantes de suas residências ficaram sem o transporte.

Em parceria com a Justiça Eleitoral e como já acontece em anos anteriores foi montado um esquema especial de transporte de eleitores somente para os moradores da zona rural. Veículos como vans, peruas microônibus e ônibus da Prefeitura foram usados para a prestação do serviço. Sem o transporte na cidade, algumas pessoas reclamaram em ter de fazer o deslocamento.

Ao Jornal do Sudoeste Marcelo Morais disse que já estava pensando em uma forma de atender a população e que a decisão do STF ajudará a fundamentar na decisão que pretende tomar. “Teremos o transporte no segundo turno e estamos avaliando como faremos”, disse.

Uma das possibilidades mencionadas é a utilização de ônibus escolares da Prefeitura. “Vamos estabelecer os horários e itinerários, com intervalo de uma hora para atender a esta necessidade”, anuncia.

O ministro do STF, Luis Roberto Barroso autorizou que os municípios e concessionárias ofertem o transporte público de forma gratuita no segundo turno das eleições. Na decisão, ele afirma que a prática não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.

Barroso deixa expresso ainda que não pode haver qualquer discriminação de posição política no serviço.