A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso aderiu ao movimento Dia de Doar que mobiliza a sociedade para doações à entidade. No hospital foi criada uma equipe de embaixadores que vão atuar nas ações locais e regionais de captação e mobilização junto aos governos, empresas e pessoas em busca de recursos para a instituição.
O Dia de Doar é um movimento que visa promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. Como é um movimento, não centralizado: a marca, os materiais e manuais são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa.
Neste ano a mobilização será no dia 29 de novembro. Conforme informações do setor de Relações Institucionais da Santa Casa o projeto foi encontrado e adotado como forma de ajudar o hospital e ao mesmo tempo possibilitar colaborar com outras entidades filantrópicas do município.
O município paraisense deverá listar as entidades que vão participar da campanha, elaborar carta convite, apresentar projeto e protocolo de intenções, além de ter uma legislação específica aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo.
Estas etapas já estão sendo trabalhadas e deverão ser concretizadas nas próximas semanas. Em Paraíso as entidades e instituições interessadas em participar e aderir a campanha podem entrar em contato com a Santa Casa através do Whats app 3539-1326. A equipe de Relações Institucionais é composta por Eduardo Peres, Fabiana Alvarenga e Guilherme Machado. Os resultados alcançados abrangem mais de R$ 5 milhões em recursos diversos recebidos, obras estruturais e inúmeras ações de melhoramento obtidas em favor do hospital nas mais diversas áreas.
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente. Somente em 2021 foram recebidos através da campanha R$ 2,3 milhões em doações on line. O trabalho teve um alcance de 23 milhões de pessoas. O movimento realizou ainda 23 campanhas comunitárias.