SINDIJORI MG

Absurdo! Censura no Brasil

Por: Redação | Categoria: Política | 24-10-2022 10:33 | 663
Foto: Arquivo

Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte, repudiam censura imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em favor do candidato Lula.
Nesta semana, o que vimos em nosso país foi um absurdo. Algo, até há pouco tempo, improvável de se imaginar, a volta da censura. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a emissora de televisão e rádio JOVEM PAN de divulgar notícias relacionadas às condenações contra o ex-presidiário, ex-presidente da República e agora, novamente, candidato ao Planalto, Luís Inácio Lula da Silva. Com a decisão, fica abalado um dos pilares mais sólidos da democracia que é a liberdade de imprensa e de expressão, promovendo assim, o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões. O medo que nós, empresários do setor de comunicação, tínhamos de um provável governo do Lula, era de que a proposta petista de regulação da mídia virasse realidade.

Mas, o que poderia acontecer no futuro, está acontecendo agora, no presente, a volta da censura. Por isso, nós do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (SINDIJORI MG) e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte (SINEJOR BH), através deste documento, viemos até a toda sociedade brasileira manifestar nossa total indignação contra essa atitude de cerceamento da imprensa, imposta pelo TSE em favor da campanha do Lula. Mas, ao mesmo tempo, tranquilizar a nação brasileira que nós, enquanto sindicatos, vamos lutar juntos e com todas as nossas forças para cobrar dos nossos juristas, a manutenção dos princípios básicos do Estado Democrático de Direito que sempre nos nortearam na contribuição, como veículos de comunicação, para a construção de uma sociedade mais bem informada e melhor.
Minas Gerais, 22/10/2022
SINDIJORI MG e SINEJOR BH

SINDIJORI MG – Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais
Avenida do Contorno, 4.456 – 6º - Funcionários – Belo Horizonte – MG - CEP. 30.110-028
Contato: 31 3282-7894 / sindijori@fiemg.com.br / www.sindijori.com.br