ESPAÇO SAÚDE

Está cansado e ansioso em seu trabalho? Você pode estar em exaustão

Por: Redação | Categoria: Saúde | 29-10-2022 01:42 | 711
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra - Foto: Arquvio

O Burnout, que podemos também chamar de esgotamento ou exaustão profunda, é um distúrbio psiquiátrico que envolve esgotamento físico e emocional relacionado a um ambiente de trabalho estressante e que demanda muita responsabilidade.

Pode ocorrer também quando há algum objetivo muito difícil a ser atingido no trabalho ou nos estudos, ou quando a pessoa por algum motivo não se sente mais capaz de realizar tarefas, em especial em ambiente de trabalho onde existem cobranças excessivas e metas a serem atingidas.

A atividade laboral do acometido é geralmente a causa principal, sendo mais comum em profissionais com alto nível de estresse diário, que se consideram pouco apreciados em relação ao desempenho de trabalho e reconhecimento de seus méritos, que lidam com o público ou com cobranças excessivas de terceiros. Alguns exemplos são: médicos, enfermeiros, professores, policiais, atendentes de público, caminhoneiros e trabalhadores de linha de produção.

Os principais sintomas são: cansaço físico e mental excessivo, perda do apetite, insônia, sentimento de fracasso, desânimo, falta de vontade de ir trabalhar, dores difusas.

É comum que o trabalhador sinta-se especialmente mais ansioso em seu momento de descanso prévio ao retorno ao trabalho, como por exemplo aos domingos ou no turno anterior ao qual irá precisar ir trabalhar.

Geralmente os sintomas se iniciam de forma leve, relacionado unicamente ao trabalho, mas podem evoluir para depressão, ansiedade, isolamento social e perda do prazer nas atividades de lazer, trazendo prejuízo pessoal e em âmbito social e familiar

O diagnóstico é feito pelo médico.

Muitas pessoas não buscam ajuda especializada por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas. Por muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem entender que algo mais sério pode estar acontecendo, o que leva terminalmente a pedidos de demissão ou afastamento médico em casos mais avançados e consequentemente gera prejuízos as empresas e ao sistemas públicos de saúde e benefícios.

O tratamento é essencialmente psicoterápico, mas pode envolver medicamentos dependendo da gravidade. Mudanças nas condições de trabalho, atividades físicas regulares e uma alimentação adequada também fazem parte do espectro de tratamento, sendo importantes para mitigar os níveis de estresse e melhorar o quadro como um todo.

A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégicas que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. As empresas atualizadas possuem programas de saúde mental específicos para tais trabalhadores, contando com cronogramas de atividades de lazer, menos cobranças e núcleo de saúde mental preventivo. Porém, ainda observa-se um número reduzido de locais de trabalhados que implementam tais medidas.

Descansar adequadamente, ter uma boa noite de sono, momentos de lazer com amigos e familiares, e uma vida saudável auxiliam na prevenção! Se cuide. Até a próxima coluna Espaço Saúde aqui no Jornal do Sudoeste. Para outras informações e dicas sobre saúde mental, siga @dr luiz gustavoguedes no Instagram.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446