Pesquisadores observaram redução de até 22% no surgimento de doenças autoimunes em pessoas de meia-idade após suplementação com vitamina D. O estudo, que compreendeu um período de mais de 5 anos, analisou ainda os efeitos da suplementação com ômega-3.
As doenças autoimunes são uma família de 80 ou mais doenças relacionadas do corpo "atacando" o próprio corpo. Embora tenham algumas particularidades entre si, todas elas se desenvolvem insidiosamente ao longo do tempo, com a quebra da tolerância e da regulação das vias inflamatórias geralmente levando a uma inflamação do organismo como um todo de meses a anos.
Juntas, atualmente, elas se tornaram comuns, e a prevalência aumenta com o avanço da idade.
Com foco na prevenção primária, foi realizado um importante acompanhamento do estudo em larga escala sobre a vitamina D e/ou o ômega-3 (VITAL; 25.871 participantes), e seus achados foram agora publicados no BMJ. Os pesquisadores relataram os efeitos da suplementação na incidência de doenças autoimunes (incluindo artrite reumatoide, polimialgia reumática, tireoidite de Hashimoto e psoríase) ao longo de aproximadamente 5,3 anos de acompanhamento randomizado.
Os resultados sugerem que, para mulheres com 55 anos ou mais e homens com 50 anos ou mais, ácidos graxos ômega-3 marinhos (1.000 mg por dia: 460 mg de EPA e 380 mg de DHA) e vitamina D (2.000 UI por dia) - as doses usadas no estudo VITAL - podem levar a:
o redução de 22% em todas as doenças autoimunes com vitamina D, e uma redução de 15% nas mesmas com suplementação de óleo de peixe;
o redução de 18% em todas as doenças autoimunes com suplementação de óleo de peixe, ao incluir na análise os participantes que tinham "provável" doença autoimune, ou seja, não documentada.
O estudo de doenças autoimunes VITAL é único, não apenas pelos resultados positivos, mas também porque foi direcionado ao público em geral, não a um grupo especificamente de alto risco, e não testou esses dois suplementos para prevenção de apenas uma doença.
No médio prazo, a suplementação em conjunto ou em separado mostrou-se segura, bem tolerada e com resultados clinicamente importantíssimos.
Mas atenção as doses!!! Em exames de sangue a vitamina D deve ser mantida até 60 em grupo de pessoas com doenças auto imunes, idosos, diabéticos e gestantes.
Consulte seu médico de confiança e veja qual a melhor dose para você. Se cuide.
Dra Leticia de Oliveira - Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.
Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)
Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais
Telefones: (35) 35312607, 3531-4723 e 99962-8084