"Feira de Adoção" do Abrigo Municipal de Animais, testagem para identificar casos de sífilis, além do exame citopatológico e encaminhamentos para a mamografia e uma ação conjunta com a Associação de Combate ao Câncer (ACCa) com diversas atividades, foram ações voltadas para a população, realizadas sábado (29/10), pela Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso. Nesse atendimento foram mobilizados funcionários do Controle de Zoonoses, Vigilância em Saúde, Laboratório de Infectologia e Atenção Primária.
Durante a Feira de Adoção, que se iniciou às 9h com as demais ações, sete dos 14 animais levados pelo Controle de Zoonoses encontraram um novo lar. Conforme o coordenador do setor, Luciano Santana, "quem tiver o desejo de adotar um cãozinho pode entrar em contato pelo telefone/WhatsApp 3539-1040, pelo Instagram @adotaparaiso ou ir direto no Canil Municipal de São Sebastião do Paraíso".
Foram realizadas testagem contra a sífilis e o exame citopatológico. Contra a sífilis, foram testadas cerca de 80 pessoas, deste número, 8% deram positivo. A coordenadora da Infectologia, Dayana Vilas Boas ressalta que a sífilis é uma doença silenciosa, mas tem cura.
"É importante que a população procure fazer a testagem, pois a sífilis é uma doença silenciosa e que também pode levar ao óbito se não tratada. A testagem pode ser realizada em todas as USF"s e também no Laboratório de Infectologia", ressalta.
Também ficou aberta a unidade da Vila Mariana para que as mulheres de 25 a 64 anos pudessem realizar o exame citopatológico, mas aquelas que não puderam comparecer podem procurar a sua USF mais próxima para realizar os exames e pegar encaminhamento para a mamografia.
Conforme a diretora de Saúde, Adriana Rogeri, essas parcerias com as associações, ONG"s e sociedade de forma geral são bastante positivas para a prevenção e promoção da saúde. "Precisamos sempre estar alertas e lembrando às pessoas da necessidade de se realizar os exames preventivos dentro da frequência recomendado para que no caso de um câncer, por exemplo, o prognóstico seja vital para que haja o tratamento e cura da doença. A parceria realizada neste final de semana foi uma parceria de sucesso", finaliza.
(Com informações da Secom Pref. SSP)