ENCONTRADO MORTO

Jovem é encontrado morto, três dias após de ser recolhido no presídio em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 07-11-2022 14:04 | 9883
Caso teve início com a apreensão de vários objetos ligados a furto, tráfico e resultou na prisão do jovem que faleceu na cadeia
Caso teve início com a apreensão de vários objetos ligados a furto, tráfico e resultou na prisão do jovem que faleceu na cadeia Foto: Divulgação

Uma sindicância deverá ser instaurada a partir desta segunda-feira,7, pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG) para apurar as circunstancias da morte de um interno do presídio de São Sebastião do Paraíso. O corpo do jovem de 20 anos foi encontrado sem vida no amanhecer de domingo, três dias após ele ter sido preso. Durante abordagem, na tentativa de fuga ele entrou em uma propriedade e foi atacado por um cão pitbull, que lhe provocou diversos ferimentos pelo corpo.

O jovem foi identificado por Kennedy Santos, 20 anos, natural de Passos e que estava residindo com familiares em Paraíso. Na quinta-feira,3, ele envolveu-se em uma ocorrência relacionada a furto e tráfico de drogas. Policiais militares chegaram em uma residência no bairro Cidade Nova, em um local conhecido como ponto de tráfico, em função de uma denúncia de que objetos que foram furtados em outra residência teriam sido levados para o referido endereço e trocado por drogas.

Durante a abordagem, os policiais foram atendidos por um homem, momento em que Kennedy ao perceber a presença dos militares iniciou fuga pelos fundos da casa, saltando a janela e o muro. Mesmo tendo recebido ordem para que parasse ele tentou fugir, mas adentrou um quintal onde foi atacado por um cão pitbull. Os policiais depararam com o animal mordendo o rapaz em várias partes do corpo e fizeram tentativa de conter o cão.

Quando o cão estava prestes a morder o pescoço da vítima e causar uma lesão maior, policiais efetuaram disparos com a arma de fogo para resguardar a vida do rapaz. O cão foi atingido, e foi encaminhado a um veterinário, mas morreu. O jovem ferido pelas mordidas do pitbull foi encaminhado a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na Vila Santa Maria onde recebeu tratamento.

Após ter sido medicado Kennedy foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi ouvido e encaminhado ao presídio, apresentando vários ferimentos em função do ataque do cão.

Informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste dão conta que presos que estavam na mesma cela alertaram que Kennedy estava passando mal.

Três dias após ter sido preso, o jovem foi encontrado sem vida na manhã do domingo,6, no presídio em Paraíso. O corpo foi encaminhado para necrópsia no IML (Instituto Médico Legal), em Passos. O sepultamento estava previsto inicialmente para ocorrer na segunda-feira,7, em Passos.

Diversos objetos furtados foram recuperados, como um botijão gás, um computador. Também foi apreendida uma quantia em dinheiro e aparelhos celulares sem nota fiscal. No local a PM apreendeu 103 pedras de substância análoga a crack, quatro papelotes de substância análoga a cocaína e outra de maconha, além de duas sacolas contendo resquícios de substância análoga a crack, além de uma balança de precisão, um caderno contendo anotações e um rolo de papel filme.

NOTA
A retaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), divulgou nota informativa na tarde desta segunda-feira (7/11), com o seguinte teor:

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informa que na manhã desse domingo, 6/11, durante a conferência rotineira dos presos, policiais penais do Presídio de São Sebastião do Paraíso encontraram o detento Kennedy Luciano Gonçalves Santos, de 20 anos, sem os sinais vitais. 

A perícia da Polícia Civil foi acionada e os presos que estavam na cela com o custodiado foram retirados; o óbito foi declarado pelo perito. O corpo será submetido à autópsia, pois não se sabe o que causou a morte. A investigação do caso é de responsabilidade da Polícia Civil. 

A direção do Presídio de São Sebastião do Paraíso instaurou investigação preliminar para apurar administrativamente o corrido. A família de Kennedy foi comunicada pelo setor de Assistência Social da unidade prisional”.