CURSO VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Alunos de Paraíso integram a primeira turma do curso de Vigilância em Saúde

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 10-11-2022 13:09 | 797
A aula foi ministrada pelo coordenador de Vigilância em saúde e laboratórios da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha
A aula foi ministrada pelo coordenador de Vigilância em saúde e laboratórios da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha Foto: Reprodução

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu na segunda-feira,7, a aula inaugural da primeira turma do curso de Especialização em Vigilância em Saúde (2022-2023). O trabalho inicial foi conduzido pelo professor convidado Rivaldo Venâncio da Cunha, coordenador de Vigilância em Saúde e laboratórios de referência da Fiocruz. O tema abordado foi “O lugar da vigilância em saúde no SUS". São Sebastião do Paraíso está entre os 34 municípios que têm alunos no curso promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de ampliar a qualidade do atendimento prestado à população

Entre as metas do curso está a promoção de reflexões e análises críticas sobre as práticas nos serviços de saúde no campo da Vigilância em Saúde em suas múltiplas dimensões e interfaces. Outra proposta apresentada é a produção de conhecimentos técnico-científicos em prol de um sistema de saúde universal, integral e equânime. A especialização selecionou 44 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Minas Gerais que atuam em nível estadual ou municipal, com diploma de nível superior e atuação na Vigilância em Saúde.

Para o estudante Fabrício Oliveira Florentino, formado em gestão ambiental e atua na Vigilância em Saúde, para quem vive em pequenos municípios e trabalha em funções diversas, é preciso ter um conhecimento mais ampliado. De acordo com ele, servidor público há 22 anos, o curso será uma ótima oportunidade para se atualizar profissionalmente.

“Também entendo que o pós-pandemia trouxe muitas consequências e desafios para o setor de saúde. Então cabe, agora, nos reinventarmos para oferecer uma assistência ainda mais qualificada para a população”, afirmou.

O curso é no formato presencial, com carga horária de 360 horas/aula, mais produção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas são realizadas nas dependências da ESP-MG, em Belo Horizonte e começaram nesta semana.