Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Vigilância em Saúde, informa que na quarta-feira,16, foram registrados 10 novos casos de pessoas que testaram positivo para a covid-19. Quatro pacientes estão internados na Santa Casa de Misericórdia, sendo um na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A situação é registrada no mesmo período em que crescem os casos de novas contaminações e internações no País. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde informa que a onda crescente de novos casos ainda não preocupa em Minas Gerais.
De acordo com a Vigilância em Saúde, não foi registrado óbito na cidade motivado por covid, quadro que se mantém há cerca de 50 dias. Na Santa Casa, três pacientes do município estavam hospitalizados nos leitos clínicos; enquanto que havia na UTI um paciente de outro município.
Também, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde, Paraíso possui 14.001 casos de pessoas que testaram positivo desde o início da pandemia. Neste número não estavam incluídos os 10 novos casos apurados na quarta-feira. Ainda segundo a SES/MG o município paraisense registrou 322 óbitos, desde o início da pandemia em março de 2020.
TRANQUILIDADE APARENTE
Nos últimos dias alguns estados do país têm registrado um número crescente de casos positivos de covid-19 e um aumento no número de atendimentos em clínicas e hospitais. Em Minas Gerais esse cenário não preocupa por enquanto. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) informa que mantém o monitoramento constante da pandemia de covid-19 no estado. Até o momento, os dados não apontam para o aumento significativo dos casos confirmados e nem de internações.
Como os números relativos especificamente aos casos de covid são baixos, analisa-se, conjuntamente, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para melhor compreensão e interpretação de cenário em relação às internações nesse último mês.
A SES/MG esclarece que o uso de máscaras é facultativo e segue indicado para pessoas que apresentem sintomas gripais e os grupos mais vulneráveis, como idosos e portadores de comorbidades, especialmente em locais de aglomeração.
A secretaria reforça que a principal estratégia de prevenção é a imunização, sendo essa a forma mais segura e eficaz de se interromper a circulação do vírus. sendo assim, quem ainda não buscou a vacinação de reforço contra covid-19 deve procurar a unidade de saúde para ser imunizado.
Ainda conforme a secretaria de estado da saúde neste momento, em linhas gerais, os números de casos novos são relativamente baixos se comparados aos momentos mais críticos da pandemia. A situação epidemiológica da covid-19 não demonstra uma subida no registro de óbitos pela doença no estado. O número de solicitações de internação diárias em Minas permanece em queda e a Secretaria não vê riscos de sobrecarga do serviço de saúde.
A Secretaria de Saúde de Minas informa que vem atuando ativamente na coordenação e treinamento dos municípios para estabelecer estratégias eficazes para melhoria da cobertura vacinal, como busca ativa e vacinação extramuro nos 853 municípios mineiros. Além disso, a pasta segue avaliando regionalmente os indicadores, tanto de casos novos, quanto de internações e, caso seja necessária alguma medida, esta será adotada, anuncia.